• Bombeiros fazem vistoria na Barragem de Bombeiros vistoriam Barragem de Pericumã após alagamentos em PinheiroPericumã em Pinheiro

    Um relatório detalhado será encaminhado à prefeitura, para solicitar reparos emergenciais e uma reforma estrutural mais ampla

    PINHEIRO – MA – O Corpo de Bombeiros do Maranhão realizou nesta sexta-feira (15) uma vistoria detalhada na Barragem de Pericumã, em Pinheiro, após alagamentos provocados pelo rompimento de um dos cabos das comportas da estrutura. A barragem é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), do governo federal.

    Com as intensas chuvas recentes, o rompimento do cabo aumentou a vazão do rio, causando alagamentos na cidade. Em resposta, o Governo do Maranhão entrou em contato com o DNOCS, oferecendo apoio dentro de suas competências.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Durante a vistoria, os bombeiros sobrevoaram a barragem e seguiram de lancha para avaliação detalhada. Segundo o coronel Célio Roberto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, “As providências iniciais foram corretas, recuperando o cabo da única comporta que ainda funcionava. A abertura da comporta permitiu vazão da água, reduzindo o represamento e diminuindo o nível em cerca de 50 centímetros.”

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    A inspeção contou também com representantes da prefeitura de Pinheiro e do DNOCS. Um relatório detalhado será encaminhado à prefeitura, para solicitar reparos emergenciais e uma reforma estrutural mais ampla, visando solucionar o problema de forma definitiva antes do período de chuvas intensas, previsto para março e abril.

    Além disso, a Defesa Civil Estadual iniciará, na próxima semana, um curso de capacitação para a equipe local, fortalecendo a atuação diante de situações de risco ou emergências. Uma equipe da Defesa Civil permanece permanentemente em Pinheiro, monitorando a situação da barragem.

    Deixe uma resposta