Continuamos atentos à condição de todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico e permanecemos em coordenação com os serviços de saúde.
A Blue Zone, espaço oficial para negociações entre países na COP30, foi reaberta por volta das 20h40 desta quinta-feira (20).
A área teve que ser totalmente evacuada na tarde de hoje após ser atingida por um incêndio. Após aproximadamente seis horas, o espaço voltou a funcionar, permitindo que as negociações continuem na reta final da Cúpula.

Em comunicado, a organização da COP30 avisou que “a área afetada pelo incidente ficará isolada até o fim da conferência”.
As autoridades brasileiras conseguiram restaurar as condições operacionais no local, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC. Assim, a Zona Azul foi reestabelecida e passou a operar novamente às 20h40 de hoje.
Mais cedo, os bombeiros informaram que o fogo foi controlado em aproximadamente seis minutos e que há indícios de que o incêndio teve origem em um equipamento eletrônico, possivelmente um forno de micro-ondas que estava instalado em um dos estandes.
Treze pessoas receberam atendimento médico devido à inalação de fumaça, sendo que três delas precisaram ser hospitalizadas.
Leia a nota da organização da COP30 na íntegra:
“Após uma avaliação de segurança, informamos que o local foi inspecionado e considerado seguro pelo Corpo de Bombeiros.
As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC. A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje.
A área afetada pelo incidente ficará isolada até a conclusão da conferência.
Continuamos atentos à condição de todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico e permanecemos em coordenação com os serviços de saúde.
Não prevemos atividades plenárias nesta noite. As sessões plenárias de amanhã serão abertas às Partes e transmitidas online.
Agradecemos a cooperação, paciência e compreensão de todos. Temos um trabalho substancial pela frente e temos confiança de que os delegados retornarão às negociações com um espírito de solidariedade e determinação para assegurar resultados bem-sucedidos nesta COP.”





