Mais de 200 documentos estão disponíveis para retirada; benefício garante gratuidade ou desconto em viagens interestaduais
Cururupu (MA) – O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cururupu iniciou a entrega das Carteiras do Idoso solicitadas entre 2017 e início de 2018. A equipe do CRAS está convocando todos os idosos que realizaram o cadastro nesse período para que compareçam ao local e façam a retirada do documento.
A entrega ocorre de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 11h e das 14h às 17h. Para receber a carteira, o idoso deve levar duas fotos 3×4 e documento de identificação com foto. O atendimento também inclui orientações sobre os direitos socioassistenciais garantidos às pessoas idosas.
Local de atendimento
O CRAS está localizado na Rua Getúlio Vargas, s/n, próximo à escola Herculana Vieira II (antiga CNEC), no bairro São Benedito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 98501-7165.

Documento garante direitos
A Carteira do Idoso é um instrumento que garante acesso gratuito ou desconto mínimo de 50% em passagens interestaduais, conforme o Artigo 40 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). O documento é destinado a pessoas acima de 60 anos, que não possam comprovar renda individual superior a dois salários mínimos.
Para obter a carteira, o idoso precisa estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do governo federal. Após a solicitação, o prazo de entrega é de 45 a 90 dias.
Mais de 200 carteiras aguardam retirada
A coordenadora do CRAS, Edinora Cardoso Rodrigues, destacou a importância do documento e fez um apelo à comunidade:
“Pedimos a todos que nos ajudem a divulgar. Mais de 200 carteiras estão prontas para entrega. É um instrumento de dignidade para os nossos idosos”, disse.
Ela também informou que diversas carteiras emitidas em 2016 ainda não foram retiradas pelos beneficiários.
A Secretaria Municipal de Assistência Social pretende entregar o maior número possível de carteiras nos próximos dias e reforça que o comparecimento dos idosos é fundamental para garantir o acesso aos benefícios assegurados por lei.





