Cururupu comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 26 de julho de 2018
Fonte: Site da prefeitura de Cururupu

Foto Reprodução
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cururupu realizou mais um evento com a participação popular, desta vez foi as comemorações do “Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha”. E continua com uma série de atividades no município.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania juntamente com as Coordenações de Igualdade Racial e Politica das Mulheres, comemoraram na quarta-feira (25), o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha realizando o II Seminário de Mulheres de Cururupu, com o tema: MULHER NEGRA, RESISTA! TEU NOME É LUTA.
A programação contou com palestras, discussões sobre a importância da data, o enfrentamento à violência contra mulher, participação do Movimento Ominirá, Exposição de Oficinas, microfone aberto, além de atividade como desfile das mulheres. As homenagens aconteceram no auditório do Salão Paroquial (O Precursor) no centro da cidade e reúnem mulheres das comunidades, Rumo Santa Maria, Entre Rios, Fortaleza, Acre, Outeiro de Matheus, Tapera de Baixo, Ceará, Vila União, Rensacencer, Beira do Campo e vários bairros da sede. Representantes do Grupo OMINIRÁ e dos órgãos vinculados a Assistência Social do município, Creas, Cras, Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos participam das atividades. 
Durante a abertura da programação participaram das falas a prefeita professora Rosinha, a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Katma Aguiar; a Coordenadora Municipal de Politicas das Mulheres, Naura Celia Rosa Pires; o Coordenador de Igualdade Racial, José Maria Mafra e Maria Helena representando as mulheres quilombolas de Cururupu.
Jocelia Pinto, uma das lideranças do movimento de conscientização negra no maranhão e da coordenação do OMINIRÁ é a convidada palestrante e dinamizadora das atividades durante o evento.
Para a Coordenadora de Politicas para Mulheres, Naura Celia, a prefeitura reconhece a importância da realização desse tipo de atividade, tendo em vista o empoderamento da mulher negra, no entendimento e garantia de direitos na sociedade, além de combater problemas estruturais de machismo e misoginia.
A Prefeita professora Rosinha reafirmou o compromisso da gestão municipal com as ações, atividades, acompanhamento e execução das politicas para as mulheres do município e reforçou o convite para juntas, todas as mulheres unirem forças na busca constante de igualdade e respeito na sociedade e denunciar toda e qualquer forma de violência contra à mulher.

O Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.


No dia 25 de julho é comemorado internacionalmente o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data é um marco na história de luta dessas mulheres, que no ano de 1992, organizaram o primeiro encontro de mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na Republica Dominicana, para discutirem sobre machismo, racismo e formas de combatê-lo. Com o reconhecimento da ONU em 25 de julho do mesmo ano, a data ganha novo significado.
Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Deixe uma resposta