As escrituras de suas propriedades rurais, garantindo a posse legal da terra onde vivem e produzem

Cururupu (MA) – A tarde da última quarta-feira (30) foi marcada por emoção e conquistas para 20 famílias da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares da Fazenda São Bento, no município de Cururupu. Elas receberam as escrituras de suas propriedades rurais, garantindo a posse legal da terra onde vivem e produzem. A entrega foi realizada pelo governador Flávio Dino, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
O evento, que também contemplou agricultores de Tuntum e Coroatá, beneficiou ao todo 84 famílias maranhenses. Só em Cururupu, a conquista representa segurança jurídica, acesso a crédito e a possibilidade de ampliar a produção agrícola.

Na cerimônia, estiveram presentes a prefeita professora Rosinha, a secretária municipal de Agricultura e Pesca Nenna Bastos, o presidente da Câmara de Vereadores Antônio Filho, o vereador Egnaldo, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf), Roney Silvio Coelho Moura, familiares e convidados.
José Maria, lavrador e presidente da Associação da Fazenda São Bento, agradeceu a conquista em nome dos beneficiários.
“Foram três anos de luta para aprovação do crédito. Hoje, com o apoio do governo e das instituições, podemos finalmente dizer que essas terras são nossas”, destacou.
O coordenador do programa no município, Roney Silvio, idealizador do projeto de aquisição das terras da Fazenda São Bento, afirmou que a vitória representa muito mais que a posse da terra.
“Cada agricultor agora terá seu pedaço de chão para plantar, produzir e crescer. A área adquirida vem com estrutura, máquinas, casa de forno, casarões e suporte completo para transformar essas 20 famílias em grandes produtoras”, frisou.
A prefeita Rosinha também celebrou a conquista:
“Esse momento mostra a força da união entre governo estadual, governo federal, sindicatos e a gestão municipal. Estamos garantindo não só a posse da terra, mas desenvolvimento para Cururupu”, disse.
O governador Flávio Dino reforçou que a entrega das escrituras faz parte de um conjunto de ações de fortalecimento da agricultura familiar no Maranhão.
“A reforma agrária se concretiza com ações como esta, que garantem segurança jurídica, acesso a crédito, assistência técnica e condições reais de produção. O resultado é mais renda, mais dignidade e sucessão rural garantida”, afirmou.
No estado, o PNCF já contemplou mais de 12 mil famílias em 135 municípios, com a aquisição de 500 áreas de terras, totalizando investimentos de cerca de R$ 6 milhões.





