Já está valendo desde o dia 25 de março a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que suspende por 90 dias o corte no fornecimento de energia elétrica dos consumidores residenciais urbanos e rurais e também de atividades essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19). O prazo poderá ser prorrogado, casos haja necessidade.
A decisão tomada pela diretoria da Aneel, em reunião extraordinária, realizada por meio virtual, se aplica às distribuidoras de energia elétrica. A Aneel autorizou as distribuidoras a suspender o atendimento presencial, priorizar os atendimentos telefônicos das solicitações de urgência e emergência e intensifiquem o uso de meios automáticos de atendimento ao consumidor.
Aneel também determinou outras medidas para evitar a circulação de profissionais que prestam serviços para as distribuidoras, como a suspensão da entrega da fatura mensal impressa no endereço dos consumidores e a permissão para que as distribuidoras realizem a leitura de consumo em horários diferentes do usual ou mesmo a suspensão da leitura.

Ao adotar a suspensão da entrega da fatura impressa, as distribuidoras deverão enviar fatura eletrônica ou o código de barras aos consumidores, por meio de canais eletrônicos ou disponibilizá-las em seu site ou aplicativo.
Já na hipótese de suspensão da leitura do consumo, o faturamento será feito com base na média aritmética do consumo nos últimos 12 meses. “A distribuidora deverá disponibilizar meios para que o consumidor possa informar a auto-leitura do medidor, em alternativa ao faturamento pela média”, disse a Aneel.
Outra medida aprovada pela agência foi a suspensão dos prazos para que os clientes realizem pedidos de ressarcimento por danos em equipamentos, em razão de problemas no fornecimento de energia. Segundo a Aneel, a medida é necessária, “uma vez que o processo de ressarcimento envolve a circulação de técnicos até a casa do consumidor para verificar o dano.”
No Maranhão, a empresa Equatorial Energia aponta as medidas para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica, em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus e obedecendo a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Segundo a Equatorial Energia em todo o Estado, são realizadas Fechamento das agências de atendimento; Priorização das solicitações de urgência e emergência; Elaboração de um plano de contingência específico para atender unidades médicas e hospitalares; Realização dos desligamentos programados apenas em casos essenciais e emergenciais e; Disseminação e incentivo do uso dos canais digitais.
A empresa diz ainda que não realizará corte de energia nos próximos 90 dias para clientes residenciais (Normal, Baixa Renda ou Residencial Rural) e em unidades que tenham atividades consideradas essenciais, conforme legislação. Mas ressalta que os clientes que tiverem condições de pagar a conta de energia assim o façam, evitando o acúmulo de débito.
Outros pontos abordados e adotados pela Equatorial são:
Leitura de consumo
- A empresa mantém o serviço para as unidades que não precisam de acesso ou contato direto com os clientes;
- No caso das unidades com medidores internos ou algum impedimento de acesso, o faturamento será feito pela média dos últimos 12 meses, como previsto na resolução e, alternativamente, a empresa vai incentivar a autoleitura.
Entrega de faturas
- As faturas de energia também estão disponíveis por meio eletrônico. Todas as faturas já estão disponíveis nos canais digitais. Para retirar o código de barras para pagamento e a segunda via da conta, acesse aqui ou o atendimento via WhatsApp (98) 2055-0116.
Para receber por e-mail sua fatura a sugestão é que todos que tem acesso a esta ferramenta façam adesão ao serviço imediatamente, sem qualquer custo. No Maranhão, o cliente pode solicitar este serviço por este site, clicando aqui.
Outros canais digitais:
APLICATIVO PARA SMARTPHONES: O aplicativo EQUATORIAL ENERGIA para smartphones pode ser baixado gratuitamente no Google Play (Android) e Apple Store (IOS).
ATENDIMENTO VIA WHATSAPP (FALE COM A CLARA): A Clara, assistente virtual, realiza serviços dentro do WhatsApp, em qualquer dia, em qualquer horário. Ela funciona com inteligência artificial e basta salvar o número (98) 2055-0116 no celular e chamar por mensagem de texto.
Vale frisar que neste momento todos os esforços estão concentrados para manter o sistema elétrico funcionando com qualidade e continuidade. As demais medidas e determinações feitas pela ANEEL serão adotadas pela Equatorial Maranhão, conforme resolução.





