• Deputado Cláudio Cunha solicita implantação de ferry cargueiro no Maranhão para atender caminhoneiros

    Na sessão desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Cláudio Cunha (PL) destacou a importância da implantação de um ferry cargueiro para o estado. Ele anunciou que apresentará uma indicação formal ao governador Carlos Brandão (PSB) e ao presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) para tratar do assunto.

    O parlamentar relatou um episódio recente em que presenciou o profundo descontentamento da população da Baixada Maranhense, sobretudo dos caminhoneiros, motivado pelas dificuldades enfrentadas no transporte de cargas.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Cláudio Cunha explicou que, apesar de o governador ter disponibilizado um ferry extra para auxiliar no transporte, a Empresa Maranhense de Administração Portuária chegou a limitar a passagem dos caminhões devido ao grande fluxo de veículos pequenos.

    Segundo ele, o Maranhão possui obstáculos naturais, como a Baía de São Marcos, que dificultam a mobilidade, já que depende da variação das marés para a navegação. Essa situação, reforçou o deputado, precisa ser solucionada com urgência.

    Ainda no plenário, Cláudio Cunha frisou que solicitará à Comissão de Obras e Serviços da Alema que promova uma audiência envolvendo membros da Emap e do Ministério Público. O objetivo será debater alternativas para garantir um transporte mais eficiente aos caminhoneiros que circulam pela região, principalmente os que fazem o transporte de grandes cargas. Ele comentou que a atual configuração de travessias, que misturam carros pequenos e caminhões, não gera a mesma receita do que um sistema dedicado, o que dificulta a oferta do serviço exclusivamente para cargas pesadas.

     

    Em sua fala, o deputado também indicou a possibilidade de o governo estadual subsidiar o aumento do valor das passagens para que o custo não recaia sobre os caminhoneiros, considerando as necessidades financeiras desse segmento.

    Além disso, Cláudio Cunha adiantou que pretende iniciar um diálogo com os demais membros da Comissão de Obras e Serviços para articular a criação de um ferry exclusivo para o transporte de cargas, o que facilitaria a logística local e minimizaria os transtornos atuais. Ele demonstrou confiança de que o governador Carlos Brandão, reconhecido por sua abertura ao diálogo e atenção às demandas da Baixada Maranhense, trabalhará em conjunto com a Assembleia e a Emap para encontrar uma solução viável e eficaz, capaz de reduzir o sofrimento dos caminhoneiros e garantir mais agilidade no fluxo de mercadorias.

    O deputado Cláudio Cunha, conhecido por seu perfil comunicador e midiático, tem buscado chamar a atenção para pautas relevantes e atuais. No entanto, ele sabe que, por trás dessas discussões, existem diversos interesses e situações complexas.

    Um exemplo claro disso é a questão do transporte via ferry-boat. Atualmente, a quantidade de embarcações já é insuficiente para atender à demanda diária da população. Mesmo assim, nem o Governo do Estado nem a EMAP demonstram iniciativa para ampliar essa frota. Diante desse cenário, cogitar a destinação de ferries exclusivos para caminhoneiros parece algo inviável.

    Essa proposta, na prática, se assemelha a promessas antigas que nunca saíram do papel, como a construção da ponte entre Serrano e Santa Helena ou a tão aguardada estrada do Porto de Pindobal.

    A proposta do deputado Cláudio Cunha tem uma conotação mais midiática do que efetivamente prática. Embora traga visibilidade ao seu mandato e provoque o debate público, ignora a realidade estrutural do sistema de transporte atual. Com a quantidade de ferry-boats já insuficiente para atender à demanda cotidiana, pensar em separar embarcações exclusivas para caminhoneiros soa mais como uma jogada de marketing político do que como uma solução viável.

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