• ‘Em Discussão’ – Diretora da Aged apresenta a 2ª fase da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão

    Na última sexta-feira (14), Kamilla Vidigal, diretora de Defesa e Inspeção Sanitária da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged-MA), anunciou o início da 2ª etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos no Maranhão. Ela participou do programa ‘Em Discussão’ da Rádio Assembleia (96,9 FM) para discutir o assunto.

    Durante a entrevista conduzida pelos radialistas Henrique Pereira e Álvaro Luiz, Kamilla destacou que a campanha se desenvolverá até o dia 15 de dezembro deste ano, sem possibilidade de prorrogação. Essa iniciativa visa todos os produtores rurais que operam estabelecimentos de exploração pecuária, com o intuito de garantir a saúde animal, a segurança sanitária e fortalecer a credibilidade da pecuária maranhense.

    “A atualização cadastral, que é gratuita e obrigatória, desempenha um papel fundamental na preservação do status sanitário do Maranhão, especialmente após a interrupção da vacinação contra a febre aftosa. Manter os dados do rebanho atualizados é essencial para o fortalecimento do sistema de vigilância e assegura que o estado continue livre da doença, reafirmando nosso compromisso com a sanidade animal”, afirmou a diretora.

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    A Aged recomenda aos produtores que realizem a atualização no prazo para evitar o bloqueio de cadastros, o que poderia dificultar a emissão de documentos sanitários e a movimentação de animais, além de evitar penalidades ou multas. Este procedimento deve ser realizado no escritório da autarquia vinculado ao cadastro da propriedade.

    Kamilla também mencionou que produtores que já possuem acesso ao Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (Sigama) podem fazer a atualização de forma online. Aqueles que ainda não estão cadastrados podem solicitar acesso diretamente pelo site da Aged, clicando no banner do sistema e seguindo as instruções disponíveis.

    Por fim, a gestora enfatizou que a Aged contará com o apoio de prefeituras, sindicatos rurais e secretarias municipais de agricultura ao longo da campanha. Haverá uma grande divulgação através de rádios, mídias digitais e meios de comunicação locais e regionais, com a meta de alcançar a atualização de mais de 90% das propriedades, conforme orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

    Deixe uma resposta