• FAB define data para lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano em Alcântara

    A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou para o dia 22 de novembro, às 15h, o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano, da empresa Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

    Esta missão, designada Operação Spaceward, será conduzida em colaboração com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e marca o primeiro lançamento de um foguete comercial realizado em solo brasileiro.

    O foguete transportará cinco satélites e três experimentos tecnológicos desenvolvidos por universidades e empresas do Brasil, Índia e Coreia do Sul.

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Entre as cargas úteis estão o PION-BR2, um projeto educacional da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que levará mensagens de estudantes de Alcântara ao espaço; o Jussara-K, voltado para a coleta de dados ambientais; além dos satélites FloripaSat-2A e FloripaSat-2B, criados pelo SpaceLab da UFSC para testar sistemas de comunicação via tecnologia LoRa.

    O lançamento também incluirá o Sistema de Navegação Inercial (SNI), um equipamento nacional desenvolvido pelas empresas Concert Space, Cron e Horuseye Tech, juntamente com o PINA-FD, da Castro Leite Consultoria (CLC), que será testado em um ambiente suborbital. A carga internacional da missão é o Solaras-S2, um módulo indiano da Grahaa Space destinado para observação solar e para análise de interferências em comunicações e sistemas de navegação na Terra.

    Esse projeto é um fruto de um edital público lançado pela AEB em 2020, que abriu o Centro de Lançamento de Alcântara para empresas privadas.

    A Innospace foi uma das selecionadas e firmou contrato com o Comando da Aeronáutica (COMAER) em 2022.

    Deixe uma resposta