• Fuga de presos da UPR de Cururupu está sob investigação, afirma SEAP.

    A fuga reacende o debate sobre a vulnerabilidade das unidades prisionais no interior do Maranhão

    Cururupu (MA) – A madrugada da última terça-feira (13) foi marcada por uma fuga de presos na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Cururupu. Segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), seis detentos conseguiram escapar por volta das 3h30, após abrir um buraco na parede da cela e alcançar a laje do prédio.

    De acordo com a Polícia Militar, os fugitivos utilizaram a estrutura da caixa d’água para pular o muro da unidade. A ação foi percebida por policiais que faziam a guarda do local, o que impediu que outros detentos também escapassem. Na cela, havia 14 presos — parte deles decidiu não participar da fuga.

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Possível facilitação será apurada

    A SEAP informou que está investigando as circunstâncias da fuga e não descarta a hipótese de facilitação por parte de servidores. “Caso seja constatada a participação de funcionários, estes serão imediatamente exonerados e responderão judicialmente pelo crime”, afirmou a pasta.

    Buscas continuam

    Dos seis fugitivos, um já foi recapturado. As Polícias Civil e Militar seguem realizando buscas para localizar os outros cinco detentos que permanecem foragidos. A SEAP reforçou que medidas de segurança serão adotadas para evitar novas ocorrências semelhantes.

    A fuga reacende o debate sobre a vulnerabilidade das unidades prisionais no interior do Maranhão e a necessidade de reforço estrutural e operacional para garantir a segurança e evitar novos episódios.

    Deixe uma resposta