• Maranhão tem até 10 de setembro para garantir retomada de 609 obras escolares paralisadas

    O futuro da educação maranhense está diante de uma grande oportunidade: os 160 municípios do Maranhão têm até o dia 10 de setembro para manifestar interesse na retomada de 609 obras escolares que se encontram paralisadas ou inacabadas em todo o estado. A iniciativa faz parte do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e Serviços de Engenharia Voltados à Educação Básica, promovido pelo Governo Federal.

    Se retomadas, essas obras poderão transformar a realidade de milhares de estudantes, com a criação de 152 unidades de educação infantil, como creches e pré-escolas, 223 escolas de ensino fundamental e 234 quadras esportivas ou coberturas de quadras. O impacto será direto na qualidade do ensino, na estrutura física das escolas e no incentivo à prática esportiva nas comunidades escolares.

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    O Maranhão é um dos estados com o maior número de obras paralisadas, ao lado da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Pará. A adesão dos municípios ao pacto é fundamental para garantir que essas estruturas não se tornem ruínas do abandono, mas sim instrumentos de transformação social e acesso digno à educação.

    Para reiniciar os projetos, os gestores devem acessar o Sistema Integrado de Monitoramento de Execução e Controle (Simec), no módulo ‘Obras 2.0’. É necessário incluir o ID da obra, selecionar a opção ‘Solicitar nova pactuação MP1174’ na ‘Lista de Opções’, redigir um texto manifestando o interesse pela repactuação e enviar a solicitação para análise do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

    Esse é o momento de agir! Retomar essas obras é resgatar o direito de crianças e jovens a uma escola de qualidade, equipada e acolhedora. O prazo está lançado, e a responsabilidade é coletiva.

    Deixe uma resposta