Iniciativa qualifica pescadores profissionais e amplia segurança e cidadania no mar
A Marinha do Brasil realizou, entre os dias 12 e 23 de março, um Curso de Formação de Aquaviários para pescadores profissionais na ilha de Guajerutiua, localizada no litoral do município de Cururupu (MA).
A formação contou com os trabalhos técnicos do Subtenente Leonilson, Subtenente Jean e dos Sargentos Mota, Balb e Ramos, que ministraram aulas teóricas e práticas voltadas à segurança, navegação e boas práticas de condução de embarcações.
Formação para 30 pescadores na ilha
A cerimônia de conclusão e entrega dos certificados foi realizada no dia 23 de março, com a formação de 30 pescadores locais, que agora estão legalmente habilitados para exercerem a atividade com mais segurança e profissionalismo.

Essa ação é fundamental para garantir a regulamentação da atividade pesqueira, especialmente em comunidades insulares e tradicionais.
Projeto já alcançou Cururupu, Caçacueira e seguirá para Lençóis
O curso faz parte de uma iniciativa ampliada, que já foi realizada anteriormente em:
-
Cururupu (dezembro de 2017),
-
Caçacueira (fevereiro de 2018),
-
e agora Guajerutiua (março de 2018).
A próxima etapa está prevista para o mês de junho, na ilha de Lençóis, completando quatro turmas e totalizando a formação de 120 pescadores profissionais na região.
Parcerias locais fortalecem a iniciativa
A realização do curso é resultado da solicitação do juiz e cidadão cururupuense Dr. Douglas Lima da Guia, com participação direta do Sindicato dos Pescadores de Cururupu, da Colônia de Pescadores Z-17, com apoio da Prefeitura de Cururupu e da Resex Marinha de Cururupu.
A ação representa um avanço na valorização da pesca artesanal, promovendo educação, regularização profissional e cidadania para trabalhadores do mar.





