Evento promovido pelo Sebrae superou expectativas e fortaleceu a participação de MPEs nas compras governamentais.
Foto /divulgação: O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, diz que o resultado do Fomenta será medido com a multiplicação do conhecimento nos municípios maranhenses.
Com saldo extremamente positivo, o Fomenta Maranhão 2018, promovido pelo Sebrae Maranhão, encerrou sua programação no último dia 12 com 3.200 participações nas palestras, painéis e seminários realizados no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. O evento teve como foco central as compras governamentais e como os pequenos negócios podem se preparar para atuar nesse mercado promissor.
Aprendizado e oportunidades para as MPEs
Durante os dois dias de evento, os participantes lotaram as salas e o auditório Terezinha Jansen em busca de informações práticas sobre licitações públicas, regulamentações tributárias, desenvolvimento de fornecedores e linhas de financiamento específicas para micro e pequenas empresas (MPEs).
“Saber que podemos concorrer nas licitações e que isso não é um bicho de sete cabeças nos anima. Aprendemos que é preciso atenção aos editais, mas vimos que é possível entrar nesse mercado e ter lucro”, afirmou Sílvia Passos, empresária de São Luís.
ULTRAGAZ CURURUPU
Foto /divulgação: O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, diz que o resultado do Fomenta será medido com a multiplicação do conhecimento nos
Destaques da programação
Um dos painéis mais concorridos foi o Seminário de Acesso ao Crédito, que aproximou instituições financeiras como o BNDES dos empresários. Outro ponto alto foi o painel “Oportunidades para Empreender”, onde o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fábio de Melo, apresentou os principais erros e acertos cometidos por empresas ao contratar com a administração pública.
Sinspumuc
Já o palestrante colombiano Jorge Melguizo, ex-secretário de Cultura e Desenvolvimento de Medellín, emocionou a plateia ao mostrar como a união da comunidade e a vontade política podem transformar realidades locais.
“O exemplo de Medellín mostra que é possível transformar uma cidade com união e foco. Isso nos inspira a acreditar em políticas públicas voltadas para o bem coletivo”, destacou Silvia Passos.
Foto / divulgação: Público lotou o Seminário de Acesso a Crédito, onde as instituições financeiras, como o BNDES, apresentaram suas linhas de financiamento para as MPEs.
Interior presente e participativo
O evento contou com 495 participantes de mais de 80 municípios do interior do Maranhão, levados por caravanas organizadas pelas 11 unidades regionais e 4 Núcleos de Atendimento Empresarial (NAEs) do Sebrae. Entre os participantes estavam empresários, produtores rurais, microempreendedores individuais (MEIs) e gestores públicos.
“Levo daqui novos conhecimentos e amizades. O Fomenta me abriu os olhos para o futuro da minha empresa”, comentou Juciele Andrade, empresária do município de Guimarães.
Compromisso com o desenvolvimento local
Para João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, o maior impacto do Fomenta será percebido a longo prazo.
“O nosso objetivo foi mostrar aos pequenos negócios que é possível serem contratados pelo poder público. Esperamos que esse conhecimento se multiplique em todos os municípios e fortaleça o desenvolvimento local”, afirmou Martins.
A gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, também celebrou o sucesso do evento e agradeceu a participação das caravanas da Baixada Maranhense e do Litoral Ocidental.