Nesta semana, o município de Palmeirândia brilhou no cenário internacional com a presença do prefeito Edilson da Alvorada na COP30, que está ocorrendo em Belém, no Pará. A delegação de Palmeirândia também contou com a participação da primeira-dama Patrícia Santos e da palestrante e ativista Nelinha Babaçu, que levou ao evento inovações desenvolvidas a partir do coco babaçu, uma iguaria da região da Baixada Maranhense.

Durante a conferência, Nelinha expôs iniciativas sustentáveis e produtos que utilizam o babaçu, elencando itens como o leite de babaçu, e enfatizou a importância econômica, social e ambiental que essas práticas têm para as comunidades extrativistas locais. A presença dela no evento destacou ainda mais a relevância do trabalho das quebradeiras de coco, promovendo uma plataforma global para suas ações.
Na sua agenda, o prefeito Edilson ainda teve um encontro com o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, onde foram debatidos assuntos pertinentes ao município. As discussões abordaram, entre outros, a sustentabilidade, o desenvolvimento urbano e as políticas públicas para a região.

A participação de Palmeirândia na COP30 representa um avanço significativo para que o município esteja integrado nas discussões internacionais sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, ressaltando a força e a identidade cultural da Baixada Maranhense ao mundo.





