
São Luís (MA) – O município de Serrano do Maranhão foi um dos destaques na cerimônia alusiva ao Dia da Consciência Negra, realizada nesta quarta-feira (21) no Palácio dos Leões, em São Luís. Durante o evento, o Governo do Estado lançou oficialmente o selo de origem “Quilombos do Maranhão” e entregou nove motocicletas a cidades que desenvolvem ações voltadas à promoção da igualdade racial e valorização das comunidades de matriz africana.
O prefeito Maguila Rodrigues e a secretária municipal de Igualdade Racial, Zana Santos, representaram Serrano na solenidade. A cidade, que possui 98% da população negra, foi contemplada com uma motocicleta equipada com capacete, luvas e colete de proteção, que será utilizada para agilizar diagnósticos e visitas às comunidades quilombolas, especialmente as mais afastadas.

“Esse é um momento importante para Serrano. Com o apoio do Estado, nossa Secretaria de Igualdade Racial terá mais condições de acompanhar e identificar as necessidades das comunidades quilombolas”, destacou o prefeito Maguila.
Valorização e investimentos
Além da entrega do veículo, Serrano também recebeu o selo Quilombos do Maranhão, que certifica a qualidade e a origem dos produtos fabricados em comunidades quilombolas. Segundo o prefeito, a conquista se soma a outras ações já realizadas pela gestão, como a reinauguração, com recursos próprios, da Escola do Quilombo Soledade e a entrega da Unidade Básica de Saúde do povoado Arapiranga.
A secretária Zana Santos agradeceu o empenho do governador Flávio Dino, do secretário estadual de Igualdade Racial Gerson Pinheiro e da adjunta Maria do Socorro Guterres, ressaltando que a política estadual de igualdade racial fortalece o desenvolvimento do município.
Patrulha Negro Cosme
Durante o evento, o secretário Gerson Pinheiro também anunciou a criação da Patrulha Negro Cosme, grupamento especializado da Polícia Militar voltado à proteção de comunidades quilombolas e ao combate à intolerância religiosa e conflitos agrários. O nome homenageia Cosme Bento das Chagas, figura histórica de resistência negra no Maranhão.
Sobre o selo
Instituído por decreto estadual, o selo Quilombos do Maranhão é fruto de parceria entre as Secretarias de Igualdade Racial (Seir), Direitos Humanos e Participação Popular (Sehdipop), Agricultura Familiar (SAF) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Além de identificar a origem, a certificação facilita a comercialização e valoriza o trabalho das comunidades produtoras.
“Esse selo vai fortalecer ainda mais a venda dos nossos produtos e melhorar a qualidade de vida das famílias quilombolas”, afirmou Walter dos Santos, da comunidade Pequi da Rampa, em Vargem Grande.





