Prefeito Maguila e secretária de Igualdade Racial de Serrano Zena Santos recebem motocicleta durante participam em evento alusivo ao Dia da Consciência Negra.

Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 22 de novembro de 2018

Fonte: Redação
Momento em que o Secretário de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro entrega chave de uma motocicleta a Zena Santos e o Prefeito Maguila (Foto: ICURURUPU)
São Luís – Em mais uma ação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, o Governo do Maranhão lançou nesta quarta-feira (21) o selo de origem Quilombos do Maranhão. Além do local de produção, a marca atesta a qualidade dos produtos. Na cerimônia de lançamento, realizada no Palácio dos Leões, também foram entregues nove motocicletas a municípios que desenvolvem ações de igualdade para populações de matriz africana, entre os municípios que realizam tais ações voltada para a comunidade Quilombola Serrano do Maranhão foi destaque, e por essa razão foi agraciado com uma motocicleta para ajudar nas ações que o município já vem realizando na atual gestão.
Prefeito Maguila recebe motocicleta para ajudar nas ações de políticas nas comunidades Quilombolas de Serrano (Foto: ICURURUPU)
O prefeito Maguila, de Serrano do Maranhão, afirmou que o novo veículo vai facilitar as ações de diagnóstico, especialmente nas comunidades mais afastadas da sede. 

“Esse é um momento importante para o município de Serrano, que tem 98% da população negra. Com o apoio que o Estado está dando para o movimento, vai ficar mais fácil para nossa Secretaria de Igualdade Racial Zana Santos acompanhar e diagnosticar as necessidades dessas comunidades”, disse o prefeito.

Maguila destacou ainda o importante apoio do governo estadual pelo recebimento do kit transporte, (motociclete, capacete, luvas, colete de proteção) para o fortalecimento da secretaria de igualdade racial do município junto às comunidades quilombolas. Ainda segundo o prefeito, no mesmo evento Serrano foi agraciado com a contemplação do selo.

O prefeito lembrou da reinauguração de uma importante escola no Quilombo Soledade no município de Serrano realizado pela sua gestão, e o melhor, com recursos próprios do município, segundo o prefeito, foi um dos momento mais emocionante de sua vida política, pode ver no sembrante de cada moradores da comunidade o quanto estão felizes. Somam-se às esta, ações como a unidade básica de saúde do povoado Arapiranga, segundo o prefeito, todas essas ações integram um esforço diário de sua equipe para melhoria a vida dos moradores do município de Serrano, principalmente aqueles que mais precisam, o prefeito aproveitou também para agradecer o empenho da secretária municipal de igualdade racial. 

“Esse selo integra uma das linhas de realização do programa Maranhão Quilombola, sendo uma iniciativa voltada ao fortalecimento da produção agrícola das comunidades em todo o estado e ao desenvolvimento de canais de comercialização dos seus produtos, no caso de Serrano isso se torna mais especial por ter uma população majoritariamente de origem negra, e política nesse sentido vem valorizar e concretizar anseios de muitos anos”, finalizou o chefe do executivo municipal de Serrano do Maranhão. 
Secretário de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro, Zena Santos e o Prefeito Maguila (Foto: ICURURUPU)
Quero aqui agradecer ao Governador Flávio Dino, que através da Secretaria de Igualdade Racial na pessoa do Secretário Gerson Pinheiro e sua adjunta Maria Do Socorro Guterres, pela promoção da politica de igualdade racial no Estado do Maranhão, junto ao município de Serrano, na pessoa do prefeito Maguila Rodrigues e a secretaria Municipal de igualdade racial, que estão contribuindo pelo avanço E desenvolvimento racial do nosso município, destacou Zana Santos, responsável pela política de igualdade racial de Serrano do Maranhão enquanto Secretária Municipal.

A partir de amanhã, todas as comunidades quilombolas que têm produção local podem nos procurar para serem acompanhados pela inspeção estadual, federal e municipal”, disse o secretário de Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro.

Patrulha Negro Cosme

Também na ocasião, o titular da Seir anunciou a organização de um grupamento militar especializado na proteção de comunidades quilombolas e no combate à intolerância religiosa e conflitos agrários.

A formação da Patrulha Negro Cosme está sendo realizada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) com o apoio de entidades e universidades. A ação envolve a capacitação e destacamento de policiais para atenção às questões raciais.
Prefeito Maguila em evento alusivo ao Dia da Consciência Negra (Foto: ICURURUPU)
“O nome é uma homenagem ao herói Cosme Bento das Chagas. Essa patrulha está sendo preparada para que aprenda a lidar com as comunidades quilombolas, o Estado vai ter um grupo especializado para lidar com essas situações e levar a proteção”, concluiu Gerson.

Selo

Instituído por decreto estadual, o selo é fruto da ação conjunta entre as secretarias de Igualdade Racial (Seir), de Direitos Humanos e Participação Popular (Sehdipop), de Agricultura Familiar (SAF) e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – ITERMA. Os benefícios vão muito além da identificação da origem.

“Esse selo vai fortalecer ainda mais a comercialização dos nossos produtos, que já é muito aceita na região, mas agora tem essa garantia que vai contribuir com a qualidade de vida dos associados”, disse Walter dos Santos, morador da comunidade quilombola Pequi da Rampa, de Vargem Grande.

Deixe uma resposta