Prefeitura de Cururupu e SAAE colocam 630 metros de tubulação de rede e melhoram o abastecimento de água em Cajual.

Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 02 de fevereiro de 2019 
Fonte: Redação com Informações do Site da Prefeitura de Cururupu

A Prefeitura de Cururupu, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), concluiu a instalação de 630 metros de tubulação de rede, ampliando e fazendo correções na rede de abastecimento de água do Bairro Cajual em Areia Branca.

A prefeita professora Rosinha, determinou a Secretaria de Administração do município e ao SAAE, que estudos fossem realizados e o projeto técnico apresentado para resolver as interrupções constantes no fornecimento de água da comunidade.

ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU
Na semana passada, prefeita Rosinha esteve pessoalmente no local acompanhando a conclusão da substituição de 400 metros de tubulação da rede e a colocação de mais 230 metros. 630 novos metros de rede atendendo os padrões técnicos. As famílias do Cajual, ruas Santo Antônio, Cadete, travessas e Campo do Brasil foram beneficiadas com a nova rede de distribuição.

O SAAE substitui canos que foram colocados a alguns anos pelos próprios moradores. Na necessidade de ter água em suas residências, e sem a resposta na época do poder público, os moradores foram ‘puxando’ da rede de distribuição mais próxima, utilizando canos inadequados, ligações irregulares, construindo assim sua própria rede de distribuição. Com a quantidade de construções na região, a rede foi se tornando insuficiente para abastecer as residências, a tubulação cresceu desordenada. Dessa forma, foram trocados os canos de 32 mm para 50 mm. Com a substituição maior será a vazão de água melhorando o fornecimento para os moradores.

A Prefeitura tem serviços e obras concluídas, outras em execução e projetos encaminhados para melhorar o abastecimento em áreas de Areia Branca e em todos os bairros da cidade e zona rural. Manutenções e limpeza dos poços que abastecem o município tem sido realizados.

A entrega dos poços no Bairro Três Corações fortaleceu o abastecimento na comunidade e em Rosário, obra entregue ano passado. A ativação do poço de Pitombeira foi outro importante feito, mudando a realidade em que vivia os moradores do Bairro. Podemos citar ainda ativação do poço de Beira do Campo, perfuração do poço de Mano Santo que abastece também Maracujatiua. O Bairro Filipinho ganhou um novo poço, Tapera de Baixo e Aquiles Lisboa estão com as obras de perfuração e distribuição da rede bem avançadas.

O SAAE cumpri agenda de trabalho intensa. A prefeita tem determinado ações e atividades para resolver problemas antigos no fornecimento de água que incomodam a população. Parcerias com governo Estadual e Federal se fortalecem. Vários pedidos estão direcionados para resolver os problemas.

A prefeita professora Rosinha estar honrando compromissos para o bom funcionamento do serviço. Ao assumir a gestão em janeiro de 2017, a gestora encontrou uma dívida deixada pela gestão passada com a CEMAR no valor de R$ 568.940,94 (quinhentos e sessenta e oito mil novecentos e quarenta reais e noventa e quatro centavos). Valor relativo às faturas de fornecimento de energia elétrica no período compreendido entre 08/2015 a 04/2016.

Estácio Pólo Cururupu
Estácio Pólo Cururupu

A prefeitura parcelou a dívida com a CEMAR e todos os meses precisa honrar com esse pagamento. “Recursos que poderiam estar sendo investidos em novos instrumentos e serviços para garantir melhorias no abastecimento de água à população”. Destacou a gestora.

Deixe uma resposta