• Projeto do Cais Flutuante São Luís-Alcântara avança e obra deve transformar transporte entre os municípios

    Segundo o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, o novo terminal deve revolucionar a conexão entre os dois municípios.

    Governador durante aprovação do projetado Cais Flutuante São Luís-Alcântara. (Foto: Divulgação)
    Governador durante aprovação do projetado Cais Flutuante São Luís-Alcântara. (Foto: Divulgação)

    SÃO LUÍS – O projeto do Cais Flutuante São Luís-Alcântara deu mais um passo importante para sair do papel. O estudo de viabilidade técnica da obra foi aprovado esta semana e, segundo o governador Flávio Dino, a iniciativa permitirá viagens durante todo o dia, independentemente da maré — algo impossível no atual Cais da Praia Grande, que só opera na maré alta.

    “Vamos, agora, obter as licenças e licitar a execução, visando melhorar o acesso àquela belíssima cidade histórica. Com as obras, barcos poderão operar com maré alta ou baixa, o dia inteiro”, destacou Dino.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Detalhes da obra

    A construção será executada pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com as prefeituras de São Luís e Alcântara. O prazo de execução é estimado em 18 meses.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Atualmente, o Cais da Praia Grande é o único terminal hidroviário da capital e conta com quatro embarcações (três iates e um catamarã), que realizam apenas duas viagens por dia, transportando em média 398 passageiros diariamente e 11.935 por mês. Além disso, o Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) movimenta cerca de 246 militares por dia.

    Localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, no Centro Histórico de São Luís, o Cais da Praia Grande fica inoperante na maré baixa, prejudicando a oferta de viagens e limitando o potencial turístico de Alcântara.

    Potencial turístico e econômico

    Segundo o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, o novo terminal deve revolucionar a conexão entre os dois municípios:

    “Com as quantidades de viagens diárias reduzidas, o potencial turístico de Alcântara é pouco explorado pelos visitantes. O novo cais permitirá maior frequência de viagens e o fortalecimento do turismo”, afirmou.

    Com o Terminal Portuário na Ponta d’Areia, a estimativa é que sejam realizadas até 24 viagens por dia, com saídas a cada hora, transportando mais de 3.300 passageiros diariamente — um aumento de quase 800% na capacidade atual.

    Deixe uma resposta