• Psicóloga alerta sobre aumento do tabagismo e destaca importância do exercício físico para a saúde mental

    A psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda, destacou a importância da prática do exercício físico para a saúde mental e alertou para o aumento do tabagismo.

    O programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio e TV Assembleia, exibido nesta quinta-feira (30), recebeu a psicóloga clínica e do esporte e psicopedagoga Miryan Lacerda, que alertou para o crescimento do tabagismo no Brasil e destacou a relevância do exercício físico como ferramenta essencial para a saúde mental e o bem-estar. A entrevista foi conduzida pelo radialista e apresentador Henrique Pereira.

    Durante a conversa, Miryan Lacerda — graduada em Psicologia pela UFMA e pós-graduada em Psicopedagogia com Formação em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico — ressaltou a necessidade de ampliar a atuação do psicólogo no ambiente escolar, de modo a contribuir com o desenvolvimento emocional de crianças e jovens.

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    “Há muita pressão e preconceitos até mesmo dentro das escolas, nas atividades físicas ou no esporte amador. Trabalhamos com atletas antes das competições, durante os treinos, porque o preparo mental é essencial para evitar crises. O atleta pode ter grande habilidade técnica, mas, se não souber lidar com a pressão do técnico, da família ou dele mesmo, acaba em conflito”, destacou a psicóloga.

    Alerta sobre o tabagismo

    Miryan Lacerda também chamou atenção para o retorno do tabagismo entre jovens e adultos, após três décadas de queda nos índices de consumo. Segundo ela, o fenômeno é influenciado, em parte, pelo pós-pandemia e pela popularização do cigarro eletrônico, que causa dependência química e está associado a doenças graves, como câncer de pulmão e problemas cardíacos.

    “O cigarro, seja o comum ou o eletrônico, é altamente prejudicial. Muitos acreditam que o eletrônico é menos nocivo, mas ele também contém substâncias que causam dependência e sérios danos à saúde”, alertou.

    A especialista reforçou que atividades físicas regulares são fundamentais não apenas para a saúde corporal, mas também para reduzir o estresse, a ansiedade e prevenir vícios, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

    Deixe uma resposta