Evento reúne lideranças políticas, empresariais e do terceiro setor para avançar no planejamento estratégico regional com foco em sustentabilidade, turismo e energia limpa
GUIMARÃES (MA) – A cidade histórica de Guimarães sedia, nesta semana, o quinto encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER). O evento, que ocorre entre hoje e amanhã, tem como objetivo fortalecer a governança e impulsionar o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental Maranhense.
A iniciativa, promovida pelo Sebrae Maranhão, envolve a construção coletiva de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional, com a participação ativa de representantes dos setores público, privado e do terceiro setor. Ao todo, 11 municípios integram o programa, que busca valorizar a identidade regional e fomentar o capital social para soluções integradas e eficazes.

Lideranças destacam propostas estratégicas
O encontro conta com a presença de João Martins, Diretor Superintendente do Sebrae/MA; Cláudio Cunha, prefeito de Apicum-Açu e presidente do Conguarás; Ismael Monteiro, prefeito de Central do Maranhão; e Osvaldo Gomes, prefeito em exercício de Guimarães, além de ex-prefeitos, secretários municipais, empresários e lideranças da sociedade civil.
Com o tema “A escolha do futuro da região”, o evento reúne 30 lideranças de 11 municípios, que iniciarão a construção de eixos estratégicos do plano regional.
Um dos destaques do encontro foi a participação do ex-prefeito de Cururupu, José Francisco Pestana, que defendeu pautas relevantes para o município e a região:
“Defendi nesse encontro a expansão do projeto de energia eólica e solar para todas as ilhas de Cururupu, a exemplo da já existente na Ilha de Lençóis. No próximo encontro, defenderei a construção da estrada que dá acesso à praia do Maçarico (Estacamento), um futuro polo turístico da região”, afirmou Pestana.
Um plano para o futuro
A agenda do encontro também prevê atividades práticas com foco no planejamento por eixos temáticos, como infraestrutura, turismo, inovação, energia, meio ambiente e educação. A expectativa é que o plano final aponte diretrizes viáveis e sustentáveis para transformar a realidade socioeconômica da região.
O Programa LÍDER, apoiado pelo Sebrae Nacional, é reconhecido por sua capacidade de mobilizar lideranças locais e regionais em prol de um desenvolvimento colaborativo, embasado em metodologias participativas.





