• Santa Casa de Cururupu divulga nota técnica de esclarecimento após óbito.

    A Santa Casa de Misericórdia de Cururupu enviou uma Nota Técnica esclarecendo o que aconteceu com a paciente identificada como L.M.P de 20 anos de Idade.

    Nota Técnica de Esclarecimentos dos Fatos

    A paciente L.M.P, com idade de 20 anos com historia de duas gestações sendo a 1° parto cesariano. Procurou o serviço da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu — MA no dia 09.03.2020 as 01:34 horas com queixa de dor em baixo ventre ao ser examinada pela equipe multiprofissional (medico Dr. Artur Farias., Enfermeira Rafaella Marreiro e Técnica de Enfermagem Ana Roberta Almeida). Foram observados os seguintes dados: consultas pré-natais — 03, sendo a Ultima em 03.12.2019. Encontrava-se com 37 semanas e 4 dias, cola fechado, BCF = 138 bpm, PA = 120/80 mmhg e com presença de leucorréia. Não apresentando naquele horário dinâmica uterina e abertura de colo uterino que caracterizasse trabalho de parto.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Foi orientada pela equipe multiprofissional, após ser medicada, retornar ao seu domicilio e quaisquer intercorrências procurar acompanhamento pré-natal c ou atendimento de urgência da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu — MA. Retornou na mesma data (09.03.20) as 10:25 horas com dinâmica uterina de 02 contrações em 10 minutos, porem com colo fechado, BCF = 138 bpm e leucorréia.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Em seguida foi colocada em observação pela equipe multiprofissional (Medico Dr. Roberto Seabra, Enfermeira obstetra Kayce Franca e Técnica de Enfermagem Maria do Socorro Ribeiro) seguindo protocolo do Ministério da Saúde que orienta nessas situações reavaliar a paciente apos 4 horas para decisão clinica. Apos esse período, as 14:25 horas foi observado uma abertura do cola uterino de mais ou menos 02 cm de dilatação com presença de liquido meconial espesso. Imediatamente foi encaminhada para o Centro Cirúrgico para procedimento de cesariana.

    RN nascido as 15:10 horas com índice de APGAR 01 no primeiro minuto. Foi atendido prontamente pelo setor de pediatria (Dra. Ligia Soares e Dr. Edilson Medeiros), realizado intubação orotraqueal, administração de adrenalina e massagem cardíaca conforme protocolo de reanimação neonatal do Ministério da Saúde. Constatado o Óbito do RN as 15:30 horas.

    A Equipe Multiprofissional da Unidade, tem a plena consciência de que foram seguidos todos os protocolos clínicos institucionais e frisa que um pré-natal adequado com no mínima 7 consultas de pré-natal possa tratar intercorrências que levem a um desfecho desfavorável durante o trabalho de parto como o caso acima descrito em função de a paciente ter realizado somente 03 consultas de pré-natal e mais grave ainda, a Ultima consulta realizada a aproximadamente 90 dias permanecendo o ultimo trimestre de gestação sem nenhum acompanhamento pré-natal.

    Edilson Correa de Medeiros Junior Diretor Técnico da Santa Casa de Misericórdia de Cururupu – MA

    Leia Nota da Integra 

    Deixe uma resposta