No ano de 2025, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) atuou em 835 sessões do júri em todo o estado, resultando em 464 condenações e 197 absolvições. Além disso, foram registradas 70 absolvições a pedido do MPMA, 56 condenações parciais, 34 desclassificações e 14 extinções de punibilidade. Um total de 104 membros da instituição esteve envolvido nas sessões.
Comparando com o ano anterior, o MPMA participou de 819 Tribunais do Júri, contabilizando 477 condenações e 188 absolvições, além de 57 absolvições a pedido do órgão.
Em 2025, as sessões de julgamento focaram predominantemente em réus acusados de homicídios qualificados (529), homicídios simples (249) e 57 casos de feminicídio.


O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Júri do MPMA, Sandro Lobato de Carvalho, ressaltou que esses números refletem o compromisso da instituição em defender a vida. “Esses resultados são uma forma de prestar contas à sociedade e demonstram a atuação primorosa dos membros do MPMA, mesmo diante das dificuldades nas investigações e a escassez de perícias em muitos municípios”, afirmou.
O promotor de justiça também destacou que o MPMA, por meio do CAO-Júri, investe constantemente em capacitação e na criação de materiais de apoio, visando sempre a melhoria de sua atuação no Tribunal do Júri. “Essa área é uma das vitrines do Ministério Público”, concluiu.





