Liga Independente de Desportos do Maranhão reúne mais de 60 municípios na fundação da entidade

Foi realizada no último sábado (24), na sede do Sindicato dos Rodoviários de São Luís, a reunião de fundação da LIDAM – Liga Independente de Desportos do Maranhão. O evento contou com a presença de representantes de mais de 60 municípios maranhenses, com o objetivo de fortalecer o esporte amador em todo o estado.
Representação do litoral ocidental e liderança cururupuense
O município de Cururupu esteve presente no ato com a participação do ex-prefeito José Francisco Pestana e da desportista Maria de Nazaré (Cote). O militante esportivo Alcivan Abreu também fará parte da equipe municipal de articulação junto à nova liga.
José Francisco Pestana, que inicialmente assumiria a diretoria de comunicação da LIDAM, optou por assumir a coordenação regional do Litoral Ocidental Maranhense, em virtude de seu compromisso com o Programa Líder/Sebrae, do qual faz parte.

Cururupuense assume presidência da nova liga
Os sócios fundadores da LIDAM elegeram como presidente o cururupuense Eduardo, atual servidor da Secretaria de Estado de Igualdade Racial, que agora assume o desafio de liderar a liga em sua fase de consolidação e crescimento.
A nova entidade busca dar visibilidade ao esporte amador, fomentar competições e promover parcerias entre municípios, ligas esportivas locais e instituições públicas.
LIDAM: uma nova força para o esporte de base no Maranhão
Com a fundação da LIDAM, o Maranhão passa a contar com uma organização independente voltada exclusivamente ao fomento do desporto amador, fortalecendo a atuação de atletas, treinadores, federações e lideranças comunitárias ligadas ao esporte.
A articulação com municípios do interior e a formação de núcleos regionais devem permitir maior capilaridade das ações da liga, promovendo inclusão social, descoberta de talentos e acesso democrático ao esporte.





