Ao longo da carreira, passou por partidos como Arena, PFL e Democratas, até chegar ao Partido Verde, onde atualmente é líder da bancada na Câmara dos Deputados.
Brasília (DF) – O deputado federal Sarney Filho (PV-MA), conhecido como Zequinha Sarney, foi escolhido pelo governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) para comandar a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal.
Advogado e filho do ex-presidente José Sarney, Zequinha possui longa trajetória política. Foi deputado estadual pelo Maranhão em 1979 e, no pleito seguinte, elegeu-se deputado federal, cargo que manteve por seis mandatos consecutivos. Ao longo da carreira, passou por partidos como Arena, PFL e Democratas, até chegar ao Partido Verde, onde atualmente é líder da bancada na Câmara dos Deputados.
Experiência no Ministério do Meio Ambiente
Sarney Filho já comandou o Ministério do Meio Ambiente em duas ocasiões:

-
1999 a 2002, durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso
-
2016 a 2018, no governo de Michel Temer
No segundo mandato à frente da pasta, destacou-se por embates com setores do agronegócio e pela defesa de unidades de conservação. Também coordenou debates sobre prevenção de incêndios florestais e preservação ambiental.
Um dos momentos mais marcantes de sua gestão foi durante o desastre da mineradora Samarco, em Mariana (MG). Zequinha recusou-se a assinar um termo que permitiria à empresa retomar as atividades na região após o rompimento da barragem.
Em 2018, Sarney Filho disputou o cargo de senador pelo Maranhão e obteve 752 mil votos, mas não foi eleito.





