A microrregião do Litoral Ocidental, conhecida como Floresta dos Guarás, integra a Amazônia Maranhense e é reconhecida por suas paisagens naturais exuberantes e população hospitaleira.
CURURUPU – O Sebrae Maranhão lançou um novo projeto voltado para desenvolver e fortalecer o turismo na região da Floresta dos Guarás, no litoral ocidental do estado. O programa atenderá 12 municípios, incluindo os 11 que integram a Floresta dos Guarás e a cidade de Pinheiro, devido à sua relevância territorial e infraestrutura turística.
O projeto, que será executado de 2019 a 2021, surge a partir de um mapeamento turístico da região, e tem como objetivo apoiar empreendedores e pequenos negócios ligados direta e indiretamente ao turismo, promovendo inovação nos serviços, desenvolvimento de produtos turísticos e sustentabilidade econômica e ambiental.

O lançamento oficial ocorrerá na próxima terça-feira (30), às 9h, no auditório do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Cururupu.
“A principal finalidade do Sebrae é apoiar o desenvolvimento da região por meio da inclusão social e preservação do meio ambiente, tendo na cadeia do turismo os meios necessários para geração de renda para a população local”, afirma o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho.
O projeto é uma continuidade do DET – Desenvolvimento Econômico Territorial do Litoral Ocidental Maranhense, que trabalhou com ações de fortalecimento da governança e potencial turístico regional. Outro programa relevante na região, o Programa Líder, envolveu a sociedade civil, setor público e classe empresarial, sendo fundamental para a implantação desta nova iniciativa.
Sobre a região
A microrregião do Litoral Ocidental, conhecida como Floresta dos Guarás, integra a Amazônia Maranhense e é reconhecida por suas paisagens naturais exuberantes e população hospitaleira.
Entre os municípios atendidos estão: Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Cedral, Guimarães, Central do Maranhão, Bequimão e Alcântara, além de Pinheiro.
A região possui diversos atrativos turísticos, como:
-
Ilha de Lençóis (Cururupu) – famosas dunas e paisagem paradisíaca
-
Ilhas da Baleia (Apicum-Açu) e Mangunça (Cururupu)
-
Praia de Saiçoíta (Cedral)
-
Quilombo de Frechal (Mirinzal)
-
Praias de Araoca e Recreio (Guimarães)
-
Patrimônio histórico e praias de Alcântara
O projeto visa potencializar o turismo local, incluindo áreas de pesca, cultura, culinária, agricultura e construção naval, gerando emprego e renda para os moradores da região.





