CURURUPU (MA) – A vara única da Comarca de Cururupu foi premiada com a categoria Ouro no Selo Unidade Destaque em Baixa Processual, instituído pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA). O reconhecimento destaca o desempenho das unidades judiciais de 1º Grau na redução da taxa de congestionamento de processos.
Segundo a juíza auxiliar da CGJ-MA, Kariny Bogea, os resultados demonstram avanços significativos no combate ao acúmulo processual durante 2018, com aproximadamente 100 mil processos movimentados pelas unidades.
O desembargador Marcelo Carvalho Silva, corregedor-geral da Justiça, ressaltou que a redução do acervo representa um importante avanço para o Judiciário maranhense e reflete o compromisso dos servidores e magistrados com a eficiência e o acesso à Justiça.

O Selo Unidade Destaque considera, entre outros critérios, o Planejamento Estratégico da Corregedoria, metas anuais de produtividade e a Política Nacional de Atenção Prioritária da Justiça de 1º Grau. A iniciativa integra o Programa de Enfrentamento da Taxa de Congestionamento Processual, que inclui mutirões e a Semana de Baixa Processual, realizados em junho e novembro de 2018, com quase 60 mil processos baixados nas duas edições.
O reconhecimento de Cururupu reforça a posição da comarca como referência em eficiência, transparência e acesso à Justiça no Maranhão.





