Vereadores rompem com o gestor e elegem nova mesa diretora em articulação liderada pela oposição

Bacuri (MA) – O prefeito de Bacuri, Dr. Washington, enfrentou sua maior derrota política desde que assumiu o comando do município. Em sessão realizada na última terça-feira (26), os vereadores do município maranhense surpreenderam o chefe do executivo ao elegerem uma nova mesa diretora da Câmara Municipal, ignorando completamente o apoio esperado pelo gestor.
A derrota, considerada histórica, expôs o desgaste do prefeito com o legislativo local e revelou uma articulação estratégica da oposição, que contou com o apoio de antigos aliados do prefeito, incluindo o atual presidente reeleito da Câmara, vereador Mauro.
Falta de diálogo e excesso de confiança resultam em isolamento político
Segundo parlamentares ouvidos, o principal motivo para o rompimento foi a postura arrogante e a falta de diálogo por parte do prefeito com os vereadores. Dr. Washington, atualmente em seu terceiro mandato, confiava na tradição de eleger facilmente os presidentes da Casa Legislativa, como ocorreu em mandatos anteriores. No entanto, dessa vez, a escolha por preterir o vereador Mauro teria sido o estopim.

Sentindo-se traído, Mauro articulou com a oposição — especialmente com a vereadora Regina (PMN), considerada uma das mais atuantes do município — e conseguiu montar uma frente sólida de parlamentares insatisfeitos, que acabaram impondo a derrota a Washington.
Além da reeleição de Mauro como presidente, a nova mesa diretora ficou composta por:
-
Vice-presidente: Vereador Wilson (irmão do vice-prefeito)
-
1º Secretário: Vereador Rocha (sobrinho do ex-prefeito Baldoino)
-
2ª Secretária: Vereadora Regina (líder da oposição)
Clima de instabilidade e surgimento de novas lideranças
Com a nova composição, a Câmara Municipal se distancia do Executivo e aumenta a tensão política em Bacuri. As movimentações indicam um cenário de dificuldades para o prefeito, que agora depende da boa vontade de um legislativo majoritariamente contrário às suas decisões.
Bacuri possui 11 vereadores. Pelo novo desenho político, pelo menos seis deles — Mauro, Toy, Wilson, Regina, Rocha e Coroa — estão unidos contra o prefeito. Isso pode consolidar novas lideranças políticas no município e reduzir significativamente o poder de influência do atual gestor.
A vereadora Regina celebrou o resultado, afirmando que os vereadores deram um recado claro ao prefeito: “Não aceitamos mais imposições. A população quer ação, quer resultados, e nós, como representantes, vamos lutar por isso.”
Sinais de alerta para o prefeito
Outro fator preocupante para o prefeito é o distanciamento de aliados históricos. O fato de Wilson, irmão do vice-prefeito, integrar a oposição e ocupar cargo na mesa diretora aumenta ainda mais o isolamento de Dr. Washington. O recado foi direto: o legislativo não está mais disposto a seguir as determinações do executivo de forma cega.
A situação cria um novo cenário político no município, abrindo espaço para debates mais acalorados entre os poderes. Para muitos analistas locais, essa pode ser apenas a primeira de várias derrotas que o prefeito enfrentará até o fim do mandato.
A Redação do Blog do Claudio Mendes tentou contato com o prefeito Dr. Washington para comentar sobre o resultado da eleição na Câmara, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.





