MARANHÃO – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, entregará nesta segunda-feira (12/11) 105 novos policiais militares para reforçar os efetivos do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Pinheiro, do 25º BPM em Cururupu, e da 2ª Companhia Independente (CIA) em Mirinzal.
A distribuição dos novos agentes será da seguinte forma: 50 para o 10º BPM de Pinheiro, 30 para o 25º BPM de Cururupu e 25 para a 2ª CIA de Mirinzal. A chegada desses policiais representa um aumento significativo do efetivo, proporcionando maior sensação de segurança para os moradores da região.

A cerimônia de recepção e apresentação dos novos policiais está marcada para as 8h da manhã desta segunda-feira, no quartel do 10º BPM em Pinheiro, comandado pelo Tenente-Coronel Cláudio. O evento contará com a presença dos comandantes das unidades e autoridades locais.
Expansão histórica do efetivo da PMMA
Ao todo, mais de 1.100 novos policiais militares passaram a integrar as forças de segurança pública do Maranhão, após a formatura no Curso de Nivelamento Técnico Profissional realizada em 30 de outubro. Essa formação é o último requisito para os aprovados no concurso público realizado em 2017 pela atual gestão.
Com esses novos agentes, o sistema de segurança do Maranhão alcança a marca histórica de 15 mil policiais militares, o maior efetivo da história do estado.
O governador Flávio Dino destacou a importância do investimento em recursos humanos para a melhoria da segurança pública. “Nós acreditamos que a melhoria do Sistema de Segurança necessariamente deriva da ampliação de recursos humanos e de meios materiais. Esse caminho tem produzido resultados e nós vamos perseverar nele, apesar das dificuldades fiscais profundas que o Brasil atravessa”, afirmou.
Compromisso com a paz e a justiça
Durante seu discurso, o governador enalteceu o papel dos novos policiais como servidores públicos dedicados à proteção da sociedade. “A paz verdadeira é fruto da justiça. Vocês que hoje adentram a polícia do Maranhão são soldados da paz e, por isso, soldados da justiça. São servidores públicos que garantem que a lei proteja a todos”, declarou.
O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, reforçou que desde 2015 o sistema já recebeu mais de quatro mil novos agentes. “Quase todos os municípios irão receber reforço policial, para qualificar a nossa intervenção. Precisamos equilibrar o sistema em todo o estado, e isso será feito garantindo o posicionamento estratégico da tropa, para somar com quem já está em exercício nas forças de segurança e, cotidianamente, reduzindo os índices de violência”, garantiu.





