A administração pública é feita de superação de desafios, e a grande prova é o que está acontecendo com o SAAE de Cururupu nos últimos meses.
Pois, após anos amargando o acúmulo de dezenas de críticas de inoperância, destrato com o ser humano, negligências com a prestação de serviços ao consumidor, anos de morosidade e desrespeitos com os clientes e funcionários da autarquia municipal, nos aspectos técnico, administrativo e financeiro, como: desvalorização dos profissionais, salários atrasados, falta de estruturas operacionais básicas, condições insalubres e inadequadas, falta de capacitação, ausência de comunicação com o consumidor e toda a sociedade, etc.
O SAAE sempre foi tido como um grande gargalo, uma espinha incômoda para as administrações públicas anteriores, mas em 2024, o prefeito Aldo Lopes teve a coragem de mexer na estrutura do SAAE, provocando grande alvoroço, rompendo com a bolha da mesmice, rasgando o véu da incompetência na prestação de serviços, afastou servidores e nomeou uma nova diretoria.
O comando do SAAE foi entregue ao Engenheiro Eridelson Tavares, que por sua vez apresentou e executou suas estratégias, alicerçadas nas solicitações do prefeito Aldo Lopes. Neste sentido, foi definido que o SAAE apresentasse produtividade com planejamento, produções assertivas, foco no atendimento das necessidades dos consumidores e da população em geral e valorização dos profissionais da autarquia municipal.
O Prefeito Aldo Lopes não fez apenas mudanças, mas consolidou uma equipe que unida apresenta resultados significativos nunca antes imaginados. Dessa forma, conseguiu em pouco menos de seis meses entregar diversas Obras e serviços no âmbito do Sistema de Abastecimento de Água Potável do município, dentre eles podemos destacar o sistema completo da Vila Palmeira, beneficiando mais de 60 famílias que nunca tiveram água encanada, transformando o sonho em realidade, assim como na Vila Bom Jesus, beneficiando mais de 300 famílias, dentre outras comunidades que recebem serviços diariamente, executados pela equipes do SAAE e comandadas pelo Engenheiro Eridelson Tavares.
Um destaque notável deste ano tem sido a contínua expansão da rede de distribuição de água potável, com milhares de metros de rede em diversos bairros e povoados, dentre eles podemos citar os 680m na Travessa Tiradentes no bairro do capim doce, 320m no Armazém, 250m na rua caminho de carro, 80m no Jardim Renascer, 300m na Vila Palmeira, 2 mil metros em Rosário, 1800m no Maranhão Novo, além de diversas mudanças de percurso e substituição do dimensionamento da rede de distribuição. Tudo isso atesta o empenho do SAAE em fornecer água potável e também a sua resposta às crescentes demandas da comunidade, nunca atendidas anteriormente.
Outra importante ação da nova Direção do SAAE foi aproximação do consumidor com a autarquia municipal, pois nos primeiros dias de gestão foi criado um canal direto com o consumidor, através do whatsApp (98) 98178.0960, o cliente pode comunicar falta d’água, vazamentos, enviar sugestões e reclamações e solicitar faturas e segunda via de contas. Assim como foi criado o serviço de plantão nos fins de semana e feriados.
Segundo o Diretor Geral do SAAE, Engenheiro Eridelson Tavares, em entrevista à Rádio Alvorada FM, o SAAE já adquiriu mais de 10 bombas novas que já foram instaladas e conta com diversas bombas reservas, bem como a reestruturação do sistema elétrico e eletromecânico das unidades de operação e centros de comando de máquinas, mostrando assim sua preocupação com segurança hídrica do município, fato que jamais aconteceu nas gestões anteriores. Outro ponto importante, refere-se à valorização dos profissionais do SAAE que nesses 6 meses de gestão sempre estiveram com seus salários em dia, assim como a viabilização de fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
O prefeito Aldo Lopes (Republicanos), têm enfatizado que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Cururupu, tem demonstrado um comprometimento em melhorar a qualidade de vida dos moradores do município, pois são inúmeros investimentos em infraestrutura.
O SAAE demonstra a sua eficiência na gestão financeira, pagando em dia seus fornecedores e servidores e anuncia que nos próximos dias, está prevista a instalação de mais 03 (três) sistemas de abastecimento de água no munícipio, tendo em vista que já estão em andamento os serviços do sistema do Maranhão Novo, onde já foram instalados mais de 2 mil metros de rede de distribuição e que quando em funcionamento atenderá mais de 100 famílias que nunca tiveram água encanada, da mesma está em execução o sistema do bairro Rosário / Pedreira, onde já foram instalados mais de 2500m de rede e quando entrar em execução, beneficiará mais de 150 famílias, bem como o sistema de Fortaleza / Bacabeira que receberá nos próximos dias mais de 2000m de rede de distribuição de água, ligando os dois povoados, assim ocorrerá diversas intervenções para o enfrentamento da falta d’água no verão, onde ocorre um grande aumento no consumo.