O mutirão reforça o compromisso do município de Cururupu com a cidadania, inclusão social e fortalecimento do mercado de trabalho local.
CURURUPU – Atendendo a uma solicitação do Projeto Justiça Itinerante, a Prefeitura Municipal de Cururupu, em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão, Câmara Municipal, Viva/Procon e o apoio do Poder Judiciário, assinou um acordo de cooperação técnica para realização de um mutirão de emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS). A ação ocorrerá no município de 3 a 7 de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Rua Ático Seabra, Centro.
Público-alvo e documentos necessários
A emissão do documento é gratuita e destinada a pessoas maiores de 14 anos, que devem apresentar:

-
Documento de identidade com foto;
-
Comprovante de residência;
-
Certidão de nascimento ou casamento.
A expectativa é que mais de mil carteiras de trabalho sejam emitidas durante o mutirão.
Importância da Carteira de Trabalho
A CTPS é obrigatória para quem presta serviços em áreas como indústria, comércio, agricultura, pecuária e trabalho doméstico. Ela registra dados funcionais e garante os direitos trabalhistas do cidadão. No Maranhão, a emissão é feita pelo Ministério do Trabalho, pontos de atendimento (PAT), prefeituras e sindicatos.
Compromisso com a geração de empregos
A prefeita Professora Rosinha (PCdoB) destacou a relevância da ação:
“Estamos com ações de fortalecimento do setor turístico e de outras modalidades para geração de empregos. Documentos como a carteira de trabalho são essenciais para garantir os direitos do trabalhador. Estamos viabilizando ações semelhantes para nossa comunidade.”
O mutirão reforça o compromisso do município de Cururupu com a cidadania, inclusão social e fortalecimento do mercado de trabalho local.






