
MARANHÃO – A edição 2025 do Ciclo de Formação para Agentes Culturais está com inscrições abertas para sua nova fase nas cidades de Bequimão e Cururupu, que acontecerá entre os dias 11 e 16 de agosto, em formato presencial. As inscrições para participação podem ser feitas até esta quinta-feira (7).
O projeto tem como foco principal a Baixada Maranhense e o Litoral Ocidental, com o objetivo de fortalecer grupos culturais locais e promover autonomia na captação de recursos públicos e privados para a cultura. Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), o Ciclo é idealizado pelas produtoras Afrodite Produções e Orgânik Produções, e oferece oficinas gratuitas para agentes culturais.

Programação e locais das oficinas
Em Bequimão, as atividades começam no dia 11 com a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais (8h às 12h), seguida pela Oficina de Elaboração de Portfólios Artísticos (14h às 18h), que seguirá nos dias 12 e 13.
Já em Cururupu, as oficinas ocorrem na sede do Boi de Cofo (Travessa da Independência, Centro), com a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais no dia 14 (8h às 12h) e a Oficina de Elaboração de Portfólios Artísticos no período da tarde do dia 14 e nos dias 15 e 16 de agosto.
Cada oficina oferece 25 vagas, e os interessados podem se inscrever pelos seguintes links:
-
Bequimão: Inscrição Bequimão
-
Cururupu: Inscrição Cururupu
Sobre o Ciclo de Formação para Agentes Culturais
Idealizado pelas maranhenses Julia Martins e Mariana Cronemberger, o projeto nasceu para ampliar o acesso de agentes culturais a ferramentas e conhecimentos essenciais para a captação de recursos e participação em editais. Desde 2021, mais de 350 agentes foram formados em diversas regiões do Maranhão.
O ciclo aborda temáticas como leitura de editais, elaboração de portfólios artísticos, projetos culturais e gestão cultural com foco na inclusão e diversidade. Com metodologia acessível e alinhada à realidade local, reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento e fortalecimento cultural.
Para mais informações, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @ciclodeformacaocultural.





