A entrega dos chromebooks, por meio do programa Educação de Verdade – eixo Tô Conectado, visa fortalecer o uso da tecnologia nas escolas e facilitar a rotina de ensino.
Em celebração ao Dia dos Professores, o governador Carlos Brandão anunciou uma série de novos investimentos na educação maranhense. O pacote inclui entrega de 30 mil chromebooks, concurso público com 2.300 vagas e lançamento do edital de ampliação de jornada — medidas voltadas à valorização e modernização do trabalho docente.
Durante pronunciamento nas redes sociais, Brandão destacou o compromisso do governo com os educadores:

“Nosso compromisso com os professores do Maranhão é de verdade. Este ano garantimos aumento salarial de 7%, acima da média nacional, e já estudamos o reajuste para 2026 com carinho e respeito à categoria.”
Tecnologia e valorização profissional
A entrega dos chromebooks, por meio do programa Educação de Verdade – eixo Tô Conectado, visa fortalecer o uso da tecnologia nas escolas e facilitar a rotina de ensino.
Além disso, o governo segue com o pagamento dos precatórios do Fundef, um direito histórico da categoria. Para incentivar boas práticas, destinou R$ 4,4 milhões às escolas vencedoras do Prêmio Escola Digna e R$ 260 mil aos Professores Alfabetizadores com melhores resultados.
Infraestrutura e ensino superior
Mais de 600 escolas estaduais já foram reformadas, e outras unidades seguem em obras de modernização. As Unidades Regionais de Educação também estão recebendo novos veículos e melhorias estruturais.
No ensino superior, Brandão destacou a maior nomeação da história da Uema, com 111 novos professores, além de 21 nomeados para a Uemasul, fortalecendo o corpo docente e ampliando a oferta de ensino de qualidade no estado.
Com essas ações, o Governo do Maranhão reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade, centrada na valorização dos profissionais e na melhoria das condições de ensino em todas as regiões.