A iniciativa foi uma parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEMULHER), do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), presidida pela desembargadora Ângela Salazar
A Comarca de Cururupu realizou, nos dias 18 e 19 de junho, um importante curso de capacitação para servidores do sistema de Justiça da cidade. O tema, “Formação para Grupos Reflexivos de Gênero com Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”, visou aprimorar as estratégias de combate à violência doméstica. O treinamento foi sediado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).
A iniciativa foi uma parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEMULHER), do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), presidida pela desembargadora Ângela Salazar. O curso foi ministrado pelas analistas judiciárias Edla Ferreira (psicóloga) e Josemary Andrade de Almeida (assistente social).
Aprendizado e experiências compartilhadas
Participaram da capacitação servidores do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, além de representantes da Unidade Prisional de Cururupu (UPR), CREAS, CAPS e advogados. Durante o treinamento, foram abordados conceitos teóricos sobre gênero, violência doméstica e masculinidade.

Os participantes também discutiram a metodologia de grupos, compartilhando experiências para aprimorar o trabalho com os agressores. Para Emanuelle Sousa Costa Chaves, do CREAS, a capacitação foi fundamental.
“Nós já temos uma vivência de trabalho com as vítimas, mas a partir dessa capacitação aprendemos que podemos criar estratégias para trabalhar com os autores da violência, por meio dos grupos reflexivos. Isso é um importante passo a favor do combate à violência doméstica”, afirmou.





