Logo
  • Conferência Municipal de Cultura 2023 promove debates e propostas para fortalecer a cultura local.

    Victor Farma - Conheça nossa história em nosso Instagram

    Nos dias 27 e 28 de outubro, foi realizada a 3° Conferência Municipal de Cultura da cidade de Cururupu, que contou com a participação de dezenas de pessoas no palácio das festas cede administrativa da Associação dos Filhos e Amigos de Cururupu – AFAC.

    O presidente da Câmara de Vereadores de Cururupu, vereador Antônio Carlos (Pinto – PSB), em virtude de alguns compromissos não compareceu ao eventos e pediu ao vereador Adaildo Borges (PSB), que representasse a Câmara na abertura do evento, que contou com a participação do Secretário de Cultura Delvando Diniz, o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Carlos Pinheiro, da professora e escritora cururupuense Marta Ferreira, Secretária de Municipal de Assistência Social, Maria de Nazaré Marques (Cotê), do senhor Nelson de Ogum representante das culturas populares e matrizes africana e do Secretário Municipal de Cultura de Bacuri, Nem do Boi.

    Em Cururupu, o conferencista foi o especialista em gestão cultural, Marcos Ronilson que também é Presidente do Fórum de Gestores de Cultura do Maranhão, que agregou mais valores e ampliou o leque de discussão sobre o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência tem o objetivo principal de promover debates e eleger propostas que fortaleçam a cultura local, além de estimular a participação ativa da comunidade artística e cultural.
    Uma realização da Secretaria de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural de Cururupu, a conferência é dividida em seis eixos temáticos e abordará questões fundamentais para o desenvolvimento cultural.

    ULTRAGAZ CURURUPU

    ULTRAGAZ CURURUPU

    Os eixos são os seguintes:
    Eixo I – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
    Eixo II – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
    Eixo III – Identidade, Patrimônio e Memória;
    Eixo IV – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
    Eixo V – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
    Eixo VI – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

    Nelson de Ogum, Zelador de Santos,

    Realizada anualmente desde 2000, a Conferência Municipal de Cultura reúne produtores, artistas, fazedores de cultura, a sociedade em geral e poder público para debater as políticas públicas de cultura, leis de incentivo, editais, avaliação das diretrizes culturais e economia criativa.

    Durante os dois dias de evento os participantes tiveram a oportunidade de debater ideias, eleger propostas relevantes para a cultura local e eleger delegados que representarão e defenderão na etapa estadual da conferência as propostas aqui aprovadas.

    A conferência contou com a presença de artistas, produtores culturais, gestores públicos e apoiadores da cultura local. Além disso, escolas, igrejas e outros setores da sociedade participaram.

    A participação na conferência foi aberta a toda a comunidade cultural e artística da cidade. Os resultados e propostas discutidos durante a Conferência Municipal de Cultura serão levados para a Etapa Estadual da Conferência, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas e aprimoramento do setor cultural como um todo em Cururupu, no Maranhão e no Brasil na Conferência Nacional.

    A Conferência Municipal de Cultura em Cururupu representa também a Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada dos dias 4 a 8 de dezembro de 2023, em Brasília (DF).

    Representantes do Centro Educacional Cururupuense – CENEC, participaram dos dois dias de programação e reafirmaram o comprometimento da entidade na discussões e fortalecimento da cultura local.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!