Encontro visa levar cidadania e acesso à Justiça para comunidades distantes por meio de ações conjuntas.

São Luís (MA) – O Coordenador Executivo do Pacto pela Paz, Dr. Dicival Gonçalves da Silva, recebeu na noite desta sexta-feira (27), a visita institucional do juiz de Direito da comarca de Cururupu, Dr. Douglas Lima da Guia. A reunião ocorreu na sede do programa e contou com a presença de representantes do staff da segurança pública estadual.
Participaram do encontro o delegado de Polícia Civil Dr. Jalingson Freire, o Tenente-Coronel da PM Ivan Gois, e o superintendente de Polícia Técnico-Científica Dr. Miguel Alves. O objetivo principal da reunião foi alinhar a possibilidade de parceria entre o Pacto pela Paz e o projeto Justiça Itinerante, promovido pelo Poder Judiciário.

A Justiça Itinerante leva serviços jurídicos gratuitos a populações em áreas remotas, promovendo acesso à cidadania e resolução de demandas judiciais de forma simplificada. Já o Pacto pela Paz, programa instituído pela Lei nº 10.387, tem como pilares o respeito aos direitos humanos, a promoção de uma cultura de paz e a fortalecimento do cumprimento das leis no estado do Maranhão.
Projeto “Identidade na Comunidade” será incorporado à iniciativa
Durante a conversa, também foi destacada a inclusão do projeto “Identidade na Comunidade”, que integra as ações do Pacto pela Paz, como forma de ampliar os serviços oferecidos às populações atendidas. A proposta é que, junto ao atendimento jurídico, sejam emitidos documentos como carteiras de identidade, promovendo ainda mais inclusão social.
Ao final do encontro, os participantes registraram o momento em fotos oficiais, simbolizando o fortalecimento da colaboração entre Poder Judiciário e segurança pública, em prol da cidadania no interior maranhense.






