Aumento de casos de tuberculose em Cururupu gera comoção social e reforça importância do tratamento gratuito pelo SUS, a medida busca sensibilizar a comunidade sobre a gravidade da doença e a necessidade de procurar atendimento médico diante de sintomas persistentes, como tosse por mais de três semanas, febre, emagrecimento ou cansaço.
CURURUPU – A cidade de Cururupu vive um momento de alerta na área da saúde pública após o aumento dos casos de tuberculose e outras doenças transmissíveis. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que vem reforçando ações de conscientização e prevenção junto à comunidade.
Por meio das redes sociais oficiais, especialmente no Instagram da Secretaria de Saúde de Cururupu (@saude.cpu), a pasta tem divulgado uma série de materiais informativos alertando sobre os sintomas, riscos e a importância do diagnóstico precoce da tuberculose — doença que, embora tenha tratamento e cura garantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ainda preocupa autoridades sanitárias pelo risco de transmissão e abandono do tratamento.

Preocupação e mobilização da gestão
A secretária municipal de Saúde, Adriana Alves, destacou a gravidade da situação e a necessidade de responsabilidade coletiva no enfrentamento à doença.
A Secretaria está intensificando o alerta devido um aumento nos casos. É essencial que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde ao perceberem sintomas como tosse persistente, febre e emagrecimento. A tuberculose tem cura, mas depende da adesão completa ao tratamento.
A secretaria reforça que o município tem oferecido suporte completo e gratuito para o diagnóstico e o acompanhamento dos pacientes. Além disso, profissionais da saúde estão atuando em campanhas educativas para orientar a população sobre prevenção e tratamento.
Campanha digital e responsabilidade social
Com o slogan “Atenção, Cururupu!”, a campanha lançada nas redes sociais da Secretaria de Saúde vem ganhando destaque pela abordagem direta e educativa. As publicações trazem mensagens de alerta e conscientização sobre os perigos da transmissão da tuberculose e sobre o crime de expor outras pessoas ao contágio, conforme previsto no artigo 131 do Código Penal.
Segundo apuramos, a saúde de Cururupu depende da responsabilidade de cada cidadão. Não arrisque sua vida, nem a dos outros. Faça o tratamento e siga as orientações médicas, reforça uma das peças publicadas no perfil da secretaria.
Ações contínuas e monitoramento
A Vigilância Epidemiológica do município segue monitorando os casos e reforçando as ações de busca ativa para identificar novos pacientes e evitar a propagação da doença. A Secretaria de Saúde informou que o trabalho continuará de forma integrada e permanente, com foco na proteção da saúde pública e no cuidado com as famílias cururupuenses.
A secretaria tem o dever e o compromisso cuidar das pessoas e garantir que todos tenham acesso ao tratamento e à informação correta. Com a colaboração da população e a efetivação dos serviços de saúde, o número de casos que não foram divulgados, serão reduzidos.
Serviço:
Quem apresentar sintomas deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar o teste de tuberculose. O atendimento e o tratamento são gratuitos pelo SUS.
Acompanhe as ações da Secretaria de Saúde de Cururupu no Instagram: @saude.cpu