• Agentes de Saúde de Cururupu participam de capacitação com a Fesma.

    Reunião contou com troca de experiências e alinhamento de estratégias para qualificar a Atenção Básica no município

    CURURUPU – Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e profissionais da Atenção Básica do município de Cururupu participaram de uma roda de conversa com equipes da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). O encontro teve como foco a troca de experiências, qualificação de processos de trabalho e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.

    As equipes da Fesma que participaram da atividade são oriundas dos municípios de Pedro do Rosário, Serrano do Maranhão, São João do Caru e São João do Sóter. A ação reforça o compromisso do Estado em apoiar os municípios mesmo os que não fazem parte do Plano Mais IDH, como é o caso de Cururupu.

    “Apoiar os municípios na gestão da Atenção Básica tem sido essencial. A Fesma contribui com sua experiência para ajudar na estruturação dos serviços, estratificação de risco e identificação das demandas dos territórios”, explicou Ana Lúcia Nunes, assessora técnica da Secretaria de Estado de Políticas Públicas (Seepp).

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Durante o encontro, Ebenilson de Jesus, delegado sindical dos ACS de Cururupu, destacou a relevância da capacitação para o bom desempenho dos agentes:

    “Para o nosso trabalho dar certo, precisamos estar capacitados. O que aprendemos aqui aplicamos diretamente na rotina com os pacientes, e isso se reflete em melhores serviços para a população.”

    A prefeita de Cururupu, Rosária Chaves (professora Rosinha), também participou do evento e ressaltou a importância da parceria entre Estado e município:

    “Os municípios não caminham sozinhos. Essa união é fundamental. O governo Flávio Dino tem mostrado sensibilidade ao apoiar os municípios, mesmo em tempos difíceis.”

    Ao final da reunião, foi acordada a realização de uma semana de capacitação em Cururupu, promovida pela Fesma em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A formação será guiada pela metodologia da Planificação da Atenção Primária, com foco no programa Planeja AB.

    Deixe uma resposta