• Teste do Olhinho se torna obrigatório no Maranhão para recém-nascidos

    Com o teste, é possível detectar precocemente doenças como catarata e glaucoma congênitos, tumores e até mesmo casos de cegueira que afetam milhares de recém-nascidos no país.

    Médico oftalmologista e professor da UFMA, Álvaro Bruno Botentuit,
    Médico oftalmologista e professor da UFMA, Álvaro Bruno Botentuit,

    Em uma iniciativa que busca prevenir problemas de visão em bebês, o Teste do Olhinho se tornou obrigatório no Maranhão. O anúncio foi feito em um encontro em São Luís que reuniu médicos, gestores de saúde e estudantes para apresentar a nova lei, que poderá beneficiar cerca de 115 mil crianças que nascem anualmente no estado.

    A lei foi proposta pelo oftalmologista e professor da UFMA, Álvaro Bruno Botentuit, e sancionada pelo governador Flávio Dino. O médico celebrou a conquista, afirmando que o teste é “simples, rápido e fácil de ser executado” e que o projeto representa um “pontapé inicial de um grande sucesso” para o Maranhão.

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Lei visa combater doenças oculares na infância

    Aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, a lei estabelece que o exame, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho, deve ser realizado em até 48 horas após o nascimento. Com o teste, é possível detectar precocemente doenças como catarata e glaucoma congênitos, tumores e até mesmo casos de cegueira que afetam milhares de recém-nascidos no país.

    A diretora de saúde da Regional de Rosário, Elizabeth de Castro Oliveira Menezes, destacou a importância da lei para os municípios. “Esperamos que a atenção primária desses municípios venha dar um grande avanço, alcançando as mães e sensibilizando sobre a necessidade da realização destes exames”, disse.

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os equipamentos para a realização do teste já estão em fase final de aquisição, com previsão de entrega em até 60 dias. Após a chegada dos aparelhos, serão realizados treinamentos para o uso correto em todas as maternidades.

    Deixe uma resposta