O plano reúne metas de gestão, obras, investimentos e valorização profissional, consolidando uma política de resultados que almeja transformar o SAAE em referência regional em eficiência e transparência.

Cururupu (MA) — O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Cururupu, engenheiro Eridelson Moura Tavares, apresentou o planejamento estratégico da autarquia para o período de 23 de fevereiro a 30 de dezembro de 2024 e que terá continuidade de 02 de janeiro a 30 de dezembro de 2025, caso o prefeito Aldo Lopes seja reeleito. O planejamento apresenta ações estruturadas a curto, médio e longo prazo voltadas à modernização do sistema de abastecimento e à melhoria do atendimento à população.
O plano reúne metas de gestão, obras, investimentos e valorização profissional, consolidando uma política de resultados que almeja transformar o SAAE em referência regional em eficiência e transparência.

Planejamento a curto prazo
Entre as ações imediatas, o SAAE dará inicio ao plano permanente de manutenções corretivas e preventivas, além de realizar limpezas periódicas nas caixas e redes de distribuição de água em todo o município. O setor de atendimento ao usuário passará por uma reorganização completa, recebendo novos canais de comunicação, como o SAAE Atendimento via WhatsApp, o perfil oficial no Instagram, e a criação do aplicativo do SAAE, aproximando o serviço da comunidade.
Além disso, a autarquia pretende eliminou todos os pontos de escassez de água em bairros e povoados onde o problema persisti há anos, com investimentos em novas bombas submersas e melhorias nas redes de distribuição.
Ações de médio prazo
No âmbito estrutural, o planejamento contempla a reforma da sede da autarquia e dos centros de comando, bem como a expansão do monitoramento da qualidade da água, com a contratação de um profissional de química dedicado a essa função.
O SAAE também tem irá investir na substituição gradativa de todas as bombas por equipamentos novos e bem dimensionados, além da aquisição de bombas reservas para garantir o funcionamento contínuo dos sistemas. Segundo o diretor, o objetivo é incluir todas as comunidades e bairros no sistema de água, a previsão é construir mais de 100 mil metros de redes de distribuição, ampliando significativamente o alcance do abastecimento.
Durante o período a previsão é que, o SAAE entregue os sistemas mais esperados e que elimine o cordão de falta de água que assola a cidade, como os novos sistemas de abastecimento nos bairros Vila Palmeira, Vila Bom Jesus, Maranhão Novo, Rosário e Jardim Renascer, Rodagem e Armazém, além de reformar e entregar o sistema do Arari e instalar um novo sistema com caixa d’água em Aliança. Também faremos a reestruturação dos sistemas de Vila Vitória e Fortaleza, que passam por dificuldades, mas que não são de gerenciamento direto da autarquia.
Segundo o planejamento, todos os poços receberão num futuro próximo caixas d’águas para melhorar o abastecimento. Todas as comunidades e bairros serão contemplados também, começando pelas comunidades rurais.
Resultados e metas de longo prazo
Com uma gestão equilibrada e comprometida, o SAAE vai diminuir a inadimplência para colocar todos os salários dos servidores em dia, com se possível com a antecipação dos salários a partir de 2025, e quitando regularmente as faturas de energia elétrica, que giram em torno de R$ 140 mil mensais junto à Equatorial Maranhão.
Eliminar todos os débitos encontrados no SAAE, oriundo de gestões anteriores e que atrasam a entidade.
O plano de valorização profissional, garantindo fardamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e treinamentos técnicos contínuos os nossos profissionais.
Uma das iniciativas mais inovadoras que vamos implantar será o programa “Gestão Itinerante”, que levará os servidores do SAAE às comunidades mais distantes para escuta direta, solução de demandas e emissão de documentos no local, reforçando a presença técnica e social da autarquia. O sistema também passará a contar com plantões aos fins de semana e feriados, ampliando o suporte à população, nosso objetivo é fazer a população sentir o trabalho do SAAE.
Expansão até o fim de 2025
Até dezembro de 2025, o SAAE prevê a entrega de mais 6 ou 7 novos sistemas de abastecimento, consolidando a cobertura hídrica e elevando a qualidade de vida dos moradores de Cururupu.
“Nosso compromisso é garantir água de qualidade, atendimento eficiente e gestão responsável. Esse planejamento é fruto de muito trabalho e dedicação de toda a equipe do SAAE”, destacou o engenheiro Eridelson Moura Tavares, diretor-geral da autarquia.
Com metas claras e resultados já perceptíveis, o SAAE de Cururupu segue firme no propósito de modernizar o serviço público de abastecimento, assegurando transparência, eficiência e cidadania até o final de 2025.
O diretor alerta para que se o prefeito Aldo Lopes e o Vice Gustavo Pestana não conseguirem serem reeleitos, fica o projeto com as metas e acima de tudo as formas pra serem colocadas cada um em prática.
PLANO DE AÇÃO – 23/02/2024 A 30/12/2025
● Plano contínuo de manutenções corretivas e preventivas;
● Reforma da sede da Autarquia e centros de comando;
● Expansão do monitoramento da qualidade da água com contratação de profissional de química;
● Reorganização do setor de atendimento ao usuário;
● Instituir diversos canais de comunicação: Aplicativo do SAAE, SAAE atendimento – WhatsApp, Instagram;
● Eliminar todos os pontos com falta d’água em lugares que a escassez durava anos;
● Substituir, de forma gradativa, todas as bombas submersas por bombas novas e bem dimensionadas;
● Investir em bombas reservas;
● Realiza periodicamente, limpezas de todas as caixas e redes de distribuição de água;
● Construir mais de 100 mil metros de redes de distribuição de água em todo município;
● Recuperar, dar continuidade e entregar todos os novos sistemas já em andamento: VILA PALMEIRA, VILA BOM JESUS, MARANHÃO NOVO, ROSÁRIO E JARDIM RENASCER
● Reformar e entregar o sistema de Arari;
● Reestruturar e entregar o sistema com caixa d’água de Aliança e propor colocando sob seu gerenciamento;
● Reestruturar os sistemas de Vila Vitória e Fortaleza, e propor colocando sob seu gerenciamento;
● Mantém em dias os salários dos servidores, e sonhar com a antecipação de cada mês;
● Manter suas faturas de energia elétrica em torno de 130 mil, mensalmente, em dia junto à Equatorial;
● Pagar todos os fornecedores e renegociar as dividas de antigos gestores;
● Instituir o plano de valorização dos profissionais, com fornecimento de fardamentos, EPI, EPC e treinamentos;
● Reforçar a presença técnica da autarquia nas comunidades mais distantes, com a implantação pioneira da gestão itinerante – programa que leva os servidores do SAAE aos povoados para escuta, resolução de demandas e emissão de documentos no próprio local;
● Instituir os plantões nos fins de semana e feriados;
● Entregar construir e entregar os novos sistemas ainda em 2025: RODAGEM E ARMAZÉM;
● Realizar o concurso público do SAAE;
● Reorganizar a situação trabalhista de todos os servidores;
● Troca e modernização e toda a rede do centro da cidade que já tem mais de 50 anos;
● Construir cisternas e elevatórias estratégicas para conter possível falta de água;
Eng. Eridelson Moura Tavares
Diretor -Geral do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cururupu





