• Justiça determina afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, Fernando Sarney assume interinamente.

    Uma nova reviravolta ocorre na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que afastou Ednaldo Rodrigues de sua presidência. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, quando o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro nomeou Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, como interventor. Sarney terá a responsabilidade de convocar novas eleições ‘o mais rápido possível’.

    Ednaldo Rodrigues estava em Assunção, participando de um congresso da FIFA, quando foi informado sobre seu afastamento. Ele pode ter a possibilidade de retornar ao cargo, caso as avaliações dos tribunais superiores, como STJ ou STF, decidam em seu favor. Em dezembro de 2023, Ednaldo já havia sido afastado, mas conseguiu um retorno ao cargo após recorrer ao STF um mês depois.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Fernando Sarney, o novo interventor, apesar de ser um dos vice-presidentes da CBF, está alinhado com a oposição a Ednaldo e não fez parte da chapa que o reelegeram por aclamação em março. Vale destacar que seu mandato como vice é válido até março de 2026.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Recentemente, dois pedidos foram feitos ao STF visando a saída de Ednaldo do cargo. A deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e o interventor Fernando Sarney argumentaram que a assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da CBF, teria sido falsificada em um acordo realizado no início deste ano. A situação foi encaminhada de volta ao TJ-RJ a pedido do ministro do STF, Gilmar Mendes. Embora tenha negado o afastamento imediato de Ednaldo no dia 7 deste mês, o ministro determinou que a investigação sobre as alegações fosse realizada de forma ‘imediata e urgente’.

    Deixe uma resposta