• Luís Augusto, fundador da Bacanga FM, receberá homenagem no Prêmio Manoel da Conceição

    Solenidade integra as comemorações dos 46 anos do PT e será realizada neste sábado, a partir das 18h, na Assembleia Legislativa

    O radialista, cordelista, compositor e militante das pastorais sociais católicas Luís Augusto da Silva Nascimento será um dos homenageados na 4ª edição do Prêmio Manoel da Conceição, na categoria Comunicação. A iniciativa reconhece trajetórias comprometidas com a justiça social, a defesa dos direitos populares e a contribuição relevante para a construção de uma sociedade mais democrática e solidária.

    A cerimônia faz parte das celebrações pelos 46 anos do Partido dos Trabalhadores e presta homenagem a personalidades em categorias como Atuação Partidária, Direitos Humanos e Democracia, Comunicação, Agrário e Meio Ambiente e Educação e Cultura.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Manoel da Conceição, referência da luta camponesa e resistência à ditadura militar, foi um dos fundadores do PT ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva. Falecido em 2021, seu legado segue inspirando várias gerações de militantes.

    Luís Augusto é referência na comunicação popular no Maranhão e no Brasil, com atuação histórica no bairro Anjo da Guarda, na região Itaqui-Bacanga. No fim da década de 1980 colaborou na criação da Rádio Popular (sistema de alto-falantes) e, nos anos 1990, foi um dos idealizadores da rádio comunitária Bacanga FM, que segue em atividade oferecendo espaço à voz da comunidade.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Foi fundador e presidente da Abraço-MA (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão) e atuou como 1º suplente na Abraço Nacional. Além de coordenar a Bacanga FM, apresenta o programa ‘Acordando com a Bacanga’ e participa do podcast Espaço Público, reforçando seu compromisso com a comunicação comunitária.

    Biografia resumida

    Natural de Pedreiras, Luís Augusto é o terceiro entre seis irmãos. Chegou a São Luís em 1969, passando por bairros como Madre Deus, Codozinho, Coheb, Sacavém e Maracanã, fixando-se no Anjo da Guarda em 1981. Casado com Sônia Maria Nascimento, é pai de Ítalo Augusto e Igor Nascimento.

    Com forte compromisso religioso e comunitário, atuou por mais de três décadas em grupos como o Terço dos Homens, Romaria do Trabalhador, Grupo de Casais da Penha e Pastoral Familiar. Foi sócio-fundador e presidente da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB) e contribuiu na formação do Conselho Cultural Comunitário e na direção do Centro Comunitário Católico, atual Maternidade Nossa Senhora da Penha.

    Luís Augusto coordenou movimentos em defesa da comunidade, como a luta pelos royalties da Vale, instalação de abrigos em pontos de ônibus, reformas na Feira do Anjo da Guarda e a criação do movimento ‘Desperta Itaqui-Bacanga’. Também foi um nome presente no campo partidário local, colaborando na criação do Núcleo do PT na área.

    Além da atuação política e comunitária, é artista: participa há 25 anos do espetáculo da Via Sacra promovido pelo Grupo Grita, é compositor, escritor de cordel e ocupa a cadeira 001 da Academia de Letras da Área Itaqui-Bacanga, instituição que ajudou a fundar e presidiu.

    Fonte: https://edwilsonaraujo.com

    Deixe uma resposta