
Cururupu (MA) – Em uma noite histórica e emocionante, a cidade de Cururupu viveu no último dia 30 de janeiro um dos momentos mais marcantes de sua trajetória social. Aconteceu no Palácio das Festas, atual sede da AFAC (Associação dos Filhos e Amigos de Cururupu), a formatura da primeira turma do Projeto Bombeiros Mirins, idealizado e liderado pela vereadora Mulher Maravilha.
O evento reuniu autoridades civis, políticas, militares e religiosas, além da sociedade em geral, que celebrou o sucesso de uma iniciativa transformadora para a juventude local. Ao todo, 60 crianças e adolescentes participaram da cerimônia, marcada por homenagens, agradecimentos e emoção.
Presenças de destaque e reconhecimento coletivo

Entre os presentes, estavam Junior Verde (deputado estadual), Julião Amim (secretário estadual do Trabalho, representando o governador Flávio Dino), a prefeita Rosinha, Vinicius Cruz (representando o juiz Douglas Lima), o presidente da Câmara Ebenilson de Jesus, o vice-prefeito Ribamar Santos, além de representantes do Corpo de Bombeiros e das forças de segurança.

Também prestigiaram o evento vereadores e secretários municipais de Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu, além de figuras importantes como o padre Sérgio (de Bacuri), o médico e ex-prefeito José Amado, e o provedor da Santa Casa, Alcides Tavares.
Durante a cerimônia, diversas autoridades foram homenageadas com certificados de reconhecimento pelo apoio ao projeto. A vereadora Mulher Maravilha destacou a importância da parceria com voluntários, instrutores e apoiadores, reafirmando seu compromisso com a ampliação do projeto de 60 para 90 alunos já no ano seguinte.
“Esse projeto é um divisor de águas para a juventude de Cururupu. Ele forma, disciplina e desperta valores que transformam vidas. Agradeço a cada um que colaborou, e reafirmo: o Projeto Bombeiros Mirins veio para ficar”, declarou Mulher Maravilha.
Valorização dos voluntários e emoção dos formandos
A parlamentar fez questão de agradecer aos colaboradores diretos como Jadiane Oliveira, Belinha, Karla Gomes, SGT PFilho, bombeiro Francinélio (mergulhador), instrutor França, Matheus Brilhante, entre outros. Os formandos e seus familiares também prestaram homenagens à vereadora e aos organizadores, reforçando a importância do projeto para a formação cidadã dos jovens.
A professora Rosinete, gestora da Escola Herculana Vieira II, e pais de alunos relataram como a iniciativa trouxe mudança de comportamento, disciplina e autoestima para as crianças envolvidas. A emoção foi um elemento constante em todos os discursos.
Uma rede de apoio que faz a diferença
Nas redes sociais, o Instrutor França publicou um agradecimento emocionado:
“Formatura da 1ª turma do Projeto Bombeiro Mirim de Cururupu. Obrigado a todos que colaboraram! À AFAC, ao Corpo de Bombeiros, à pedagoga Karla Gomez, à assistente social Istefane, à Prefeitura, à Câmara, ao Emerson do som, à banda Liberalino Miranda, à Rosinha do MC Point, à Tatiane da Mix Print, ao amigo Roberto Brito… Nosso muito obrigado a todos! PARABÉNS CURURUPU!”
O projeto, além de promover cidadania e disciplina, reforça o papel transformador da educação e da participação comunitária em ações de prevenção e inclusão.



























