De acordo com a Polícia Civil, o resultado evidencia a relevância de ações integradas

Maranhão – A Polícia Civil do Maranhão, em parceria com órgãos estaduais, realizou entre os dias 2 e 19 de setembro a Operação Hircus IX, que teve como alvo o combate a roubos e furtos de veículos em diversas regiões do estado. A ação, dividida em duas fases, resultou na recuperação de 323 veículos, em sua maioria motocicletas.

Primeira fase da operação

Nos dias 3 e 4 de setembro, a operação concentrou esforços nos pátios de veículos retidos do Detran/MA em São Luís, Caxias e Presidente Dutra. Durante as vistorias, foram identificadas 66 motocicletas com sinais de adulteração ou registradas como produtos de roubo e furto.

Sinspumuc
Sinspumuc
ULTRAGAZ CURURUPU
ULTRAGAZ CURURUPU

Segunda fase da operação

Entre os dias 10 e 18 de setembro, a operação se expandiu para os municípios de Barreirinhas, Tutóia, Urbano Santos, Santa Quitéria, Brejo, Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto, Chapadinha, Anapurus, Mata Roma, Viana, Penalva, São Bento, São Vicente Ferrer, São João Batista, Matinha, Santa Helena, Turilândia e Pinheiro, além de áreas vizinhas. Nesta etapa, foram recuperados 257 veículos, sendo 230 motocicletas.

Resultado e próximos passos

Com a soma das duas fases, a Operação Hircus IX contabilizou 323 veículos recuperados e/ou identificados como adulterados.
De acordo com a Polícia Civil, o resultado evidencia a relevância de ações integradas e periódicas no enfrentamento a quadrilhas especializadas em roubo, receptação e adulteração de veículos no Maranhão.

As autoridades informaram ainda que as investigações continuarão para identificar e responsabilizar os envolvidos, com o objetivo de reduzir os índices de crimes contra o setor automotivo no estado.