Logo

PERIGO: Caramujos africanos são encontrados em Cururupu e em várias cidades do Maranhão.

Publicidade Victor Farma e Auto Posto Piedade

Postado Por: Cláudio Mendes 
Data da Publicação: 04 de abril de 2019 
Fonte: Redação
Caramujo africano / Foto: Internet
Uma infestação de caramujos africanos tem causado preocupações aos moradores de várias cidades do Maranhão, em Cururupu e alguns municípios da região já foram localizados os mesmos. Sem predadores naturais, os moluscos se reproduzem em grande velocidade. Um deles pode gerar até 400 crias em apenas um ano.
De acordo com profissionais de saúde, os caramujos causam grande perigo por transmitirem doenças como a angiostrongilose abdominal, uma doença que provoca perfuração no intestino e sintomas semelhantes aos de apendicite.
A angiostrongilíase meningoencefálica também pode ser transmitida por eles e pode levar à morte. As formas de contágio são pela ingestão do parasita, seja pelo manuseio do caramujo ou de alimentos contaminados pelo muco deles.
O caramujo africano foi introduzido ilegalmente no Brasil na década de 1980, no estado do Paraná, com o intuito de substituir o escargot. A criação da espécie foi proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e muitos donos de criadouros liberaram os caramujos na natureza, sem tomar as devidas providências.
As secretarias de saúde tem alguns desafios específicos como o de não criar pânico na população, coletando esses animais, e de fato tentar minimizar os impactos que possa ocorrer o crescimento desses caramujos.
Fica um alerta sociedade cururupuense e região que procure as secretarias municipais de saúde dos seus municípios, isso é uma luta de todos nós, tanto estado quanto sociedade.



0 Comentários

Deixe o seu comentário!