• Polícia Federal realiza operação contra fraudes na venda de livros didáticos para prefeituras

    Os envolvidos poderão responder por diversos crimes, incluindo falsidade ideológica, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa, entre outros.São Paulo/SP. Nesta quarta-feira (29/10), a Polícia Federal cumpriu 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP e Salvador/BA, no âmbito da Operação Legere. As ações visam desmantelar um grupo criminoso suspeito de fornecer materiais editoriais, incluindo livros didáticos, para instituições públicas de ensino fundamental e médio através de contratos ilícitos.

    A investigação investiga um esquema voltado para o superfaturamento na comercialização de livros didáticos a prefeituras de diversos municípios paulistas, com foco no município de Embu das Artes/SP. O grupo é acusado de emitir notas fiscais fraudulentas, manipular licitações e desviar recursos públicos gerados por essas transações.

    Sinspumuc
    Sinspumuc

    Conforme apurado, os investigados se uniram para vender produtos editoriais – como livros e kits didáticos – a órgãos públicos de forma superfaturada, utilizando várias distribuidoras intermediárias, que funcionavam como empresas de fachada. Esse esquema inflacionava os preços finais dos produtos, que chegavam a ser duplicados ou até triplicados, sem justificativas adequadas.

    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    A Operação Legere tem como objetivo desarticular essa organização criminosa e interromper o ciclo de fraudes em licitações, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro relacionados aos contratos de fornecimento de livros didáticos.

    Os envolvidos poderão responder por diversos crimes, incluindo falsidade ideológica, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa, entre outros.

    Deixe uma resposta