
Serrano do Maranhão (MA) – O impasse entre a gestão municipal e os servidores públicos continua. Nesta quinta-feira (01), o Ministério Público do Maranhão promoveu mais uma tentativa de mediação para resolver o problema dos salários e benefícios atrasados dos servidores do município, especialmente os professores, que seguem em greve.
A reunião aconteceu na promotoria de Cururupu, porém, mais uma vez o prefeito Maguila (PSB) não compareceu. A gestão municipal foi representada pela procuradora do município e por um servidor identificado como Silomar.
Ministério Público busca acordo
Diante da ausência do gestor, o promotor de justiça Leonardo Santana informou que irá se deslocar pessoalmente ao município de Serrano do Maranhão com a proposta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O objetivo é formalizar um compromisso da prefeitura para o pagamento do décimo terceiro salário e das férias dos servidores que ainda não receberam seus direitos.

De acordo com os representantes da prefeitura, a folha de pagamento de dezembro dos servidores que recebem 40% do salário estaria quase quitada, restando um valor de aproximadamente R$ 18 mil reais para completar o pagamento. Eles alegaram que o atraso se deu pela falta desse montante no momento do fechamento da folha.
Sindicato mantém greve
Enquanto isso, o Sindicato dos Professores de Serrano do Maranhão decidiu manter a greve, uma vez que as promessas da gestão não foram concretizadas. Os profissionais da educação reivindicam salários em dia, pagamento de benefícios e respeito aos direitos trabalhistas.
A ausência repetida do prefeito Maguila nas reuniões com o Ministério Público tem gerado críticas por parte da comunidade e dos servidores, que se sentem desamparados diante da crise administrativa.
Espaço aberto para a gestão municipal
Tentamos contato com o prefeito Maguila, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno. O Blog do Cláudio Mendes mantém o espaço aberto para eventuais esclarecimentos ou manifestações da prefeitura de Serrano do Maranhão.





