Logo
  • Prefeitura de Serrano celebra convênio com o governo do estado e implanta o programa Projovem Campo

    Postado Por: Claudio Mendes
    Data da Publicação: 27 de julho de 2018
    Fonte: Icururupu

    Alunos, prefeito, professores, secretários e demais pessoas na aula inaugura do programa Projovem Campo Saberes da Terra em Serrano do Maranhão

    SERRANO DO MARANHÃO – A prefeitura de Serrano do Maranhão através do seu gestor, prefeito Maguila, em parceria com o governo do Estado firma convênio e implanta no município o programa “Projovem Campo – Saberes da terra”. Nessa primeira epa do projeto 25 jovens que não conseguiram concluir o ensino fundamental dentro do prazo regular terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio, e ao final do curso terão uma profissão.
    O curso irá funcionar no Centro de Ensino Fundamente Santo Domont no Quilombo Santo Antônio comunidade do município de Serrano do Maranhão. 
    A aula inaugural do projeto aconteceu na última quarta-feira (25), e contou com a presença dos alunos beneficiados com o programa, do prefeito Maguila que fez questão de está presente nesse momento importante para os jovens e para o município bem como do secretário de educação do município Antônio Carlos Pinheiro e demais autoridades locais, na oportunidade o prefeito Maguila sensível às necessidades dos jovens participantes do programa, anunciou uma bolsa de R$ 100,00 mensais que não tem como objetivo resolver todas as necessidades dos alunos, mais que certamente irá ajuda-los nesse processo de estudo e aprendizagem.
    Prefeito Maguila participa de aula inaugural de projeto em Serrano do Maranhão
    O Projovem Campo é um programa de formação de agricultores com idade entre 18 a 29 anos alfabetizados, mas que não tenham concluído o ensino fundamental. O curso terá duração de dois anos e em Serrano do Maranhão só foi possível porque o prefeito do município aderiu ao programa junto ao governo do Estado, vale destacar que Serrano tem na vocação agrícola um dos pilares de sua economia, e o programa certamente irá ajudar não apenas na aprendizagem de jovens e adultos do campo, mais principalmente na formação de cidadãos que ao final do curso terão a oportunidade de mudar de vida e poder finalmente portar uma profissão.
    Em Serrano do Maranhão os alunos contarão com o apoio do município, inclusive em seu deslocamento, uma vez que o município irá disponibilizar transportes para os estudantes do programa. O prefeito Maguila destacou a importância do programa, na visão dele [prefeito], este programa vem consolidar as políticas de inclusão social implementada em sua gestão desde de o primeiro momento de seu governo, natural do município, Maguila entende e conhece profundamente as reais necessidades do povo de Serrano.
    O secretário municipal de educação, Antônio Carlos Pinheiro destacou a importância do programa para o município, na visão do secretário esta é uma oportunidade singular para que os jovens tenham ao final do curso uma profissional, ainda segundo Pinheiro, essa ação certamente visará ao médio prazo inclusive uma redução no êxodo rual, uma vez que os alunos terão a oportunidade de implementarem técnicas importantes no seu cotidiano laboral. 
    “O objetivo desta ação é elevar a escolaridade de jovens e adultos agricultores, tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental; proporcionar qualificação social e profissional aos jovens agricultores; contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais integrantes do projeto e fortalecer o regime de colaboração entre Estado, Municípios e sociedade civil organizada na promoção da Educação do Campo”.
    O programa baseia-se na Pedagogia da Alternância que combina dois tempos educativos: Tempo – Escola (período de atividade na escola) e o Tempo – Comunidade (período de atividades na comunidade), com a proposta de currículo integrado a partir de três elementos: eixos temáticos de estudo, área de conhecimento e arco ocupacional.
    Outro ponto importante do programa é que para os alunos que tiverem crianças pequenas e que não tenham com quem deixar seus filhos terão um “professor acolhedor” o qual será disponibilizado para ficar com as crianças e desta forma os alunos não perderão os estudos. Os alunos contarão ainda com alimentação durante o curso fornecida pelo programa.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!