
Durante entrevista ao podcast, “Quarta Nobre TV“, o professor Carlos Lairon mostra a sua indignação contra a corrupção generalizada na política do Maranhão.
Carlos Lairon, que é Professor, Político, Mestre em Gestão Pública, Cientista Político e Sociólogo expressa sua indignação contra a corrupção generalizada em todo Brasil e, especialmente, no Maranhão!

Segundo o Professor Carlos Lairon, a corrupção no país é endêmica e, portanto, está espalhada por todas as instituições; ela está nos governos federal, estadual e municipal; está nos poderes executivo, legislativo e judiciário e, inclusive até nas igrejas e nos lares!
A corrupção no Brasil é uma metástase, um câncer metastático, que se espalha como um vírus por todos os lugares. Ela não tem dia, não tem hora e nem momento para atuar; é 24 horas, 7 dias da semana, os 365 dias do ano! É só você fazer uma retrospectiva de como encerramos o ano de 2025!
Aqui no Maranhão foram várias suspeitas e acusações de corrupção no governo do estado e em várias prefeituras municipais, com destaque especial para Bom Jardim, Caxias e Turilândia, entre vários outros casos! E a nível nacional, tivemos os escândalos do INSS, Banco Master, várias estatais e órgãos do governo federal!
Em todos esses escândalos, algumas constantes chamam bastante atenção: o envolvimento direto ou indireto de políticos corruptos, empresários corruPTos e, em alguns casos, até membros do judiciário! E o problema principal, o cerne da questão, a raíz do problema, recai na compra e venda de votos com dinheiro público roubado que garante esses corruPTos nos seus cargos e mandatos!Professor Carlos Lairon denuncia corrupção generalizada e faz duro alerta sobre a política no Maranhão.
O professor Carlos Lairon, político, mestre em Gestão Pública, especialista em Relações Internacionais, sociólogo e cientista político, manifestou publicamente sua indignação diante do que classifica como corrupção generalizada e sistêmica que atinge o Brasil e, de forma ainda mais preocupante, o estado do Maranhão.
Segundo Carlos Lairon, a corrupção no país deixou de ser um problema pontual e se transformou em um fenômeno endêmico, presente em praticamente todas as instituições. Para ele, o problema não se limita a um único poder ou esfera administrativa, estando espalhado pelos governos federal, estadual e municipal, bem como pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O professor também faz uma crítica contundente ao avanço da corrupção em espaços que deveriam ser referências éticas, como igrejas e até mesmo dentro dos lares.
“Corrupção Um câncer metastático”
Em sua análise, Carlos Lairon compara a corrupção brasileira a uma metástase, um câncer que se espalha de forma silenciosa e constante, contaminando todos os setores da sociedade.
“A corrupção não tem dia, não tem hora e nem momento para atuar. Ela funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano”, destaca.
Ao fazer uma retrospectiva do encerramento de 2025, o professor aponta que o Maranhão foi marcado por diversas suspeitas e acusações de corrupção, tanto no governo estadual quanto em várias prefeituras municipais. Ele cita como exemplos casos envolvendo os municípios de Bom Jardim, Caxias e Turilândia, além de outras localidades maranhenses.
No cenário nacional, Carlos Lairon lembra escândalos envolvendo o INSS, o Banco Master, estatais e diversos órgãos do governo federal, reforçando sua tese de que a corrupção é um problema estrutural e não isolado.
Políticos, empresários e o ciclo da corrupção
De acordo com o cientista político, há um padrão que se repete na maioria dos escândalos: o envolvimento direto ou indireto de políticos corruptos, empresários corruptos e, em algumas situações, até membros do Judiciário. Para ele, o núcleo do problema está na compra e venda de votos, financiada com dinheiro público desviado, prática que garante a permanência dessas figuras nos cargos e mandatos.
“O cerne da questão está no uso do dinheiro roubado do povo para manipular eleições e perpetuar esse sistema”, afirma.
Alerta e chamado à sociedade
Carlos Lairon defende que o enfrentamento à corrupção exige consciência política da população, fortalecimento das instituições de controle e, sobretudo, uma mudança profunda de valores. Para ele, sem o combate efetivo à compra de votos e à impunidade, o ciclo da corrupção continuará se reproduzindo, comprometendo o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil.
O professor conclui afirmando que a corrupção é o maior obstáculo ao avanço social, econômico e democrático do país, e que somente com vigilância, participação cidadã e ética na política será possível romper esse ciclo histórico.
Podcast 01
Até quando os MARANHENSE vai ser tratados como o povo mas IMBECIL pela CLASSE POLÍTICA do MARANHÃO?
Podcast 02





