• Cururupu realiza Caminhada de Conscientização pelo Fim da Violência contra a Pessoa Idosa

    Evento reuniu idosos, autoridades e representantes sociais em uma ação educativa e de valorização da terceira idade

    CURURUPU (MA) – Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania promoveu uma caminhada pelas ruas do centro da cidade, com o tema:
    “Respeito, direito da pessoa idosa. Responsabilidade de todos”.

    A ação, realizada na manhã da sexta-feira (15), teve como ponto de partida a Igreja São Jorge, em Areia Branca, de onde os participantes seguiram com faixas, cartazes e panfletos até o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde foi servido um café da manhã coletivo.

    Mobilização e participação ativa

    A caminhada contou com a participação da prefeita professora Rosinha (PCdoB), do vice-prefeito Ribamar Santos, da secretária de Assistência Social Katma Aguiar, além do vereador Daniel Louzeiro, representantes do Conselho Tutelar, Conselho do Idoso, Secretaria de Saúde, CRAS, CREAS, SCFV, Agentes Comunitários de Saúde, entre outros parceiros da rede de proteção.

    Sinspumuc
    Sinspumuc
    ULTRAGAZ CURURUPU
    ULTRAGAZ CURURUPU

    Durante o evento, a prefeita destacou que o combate à violência contra a pessoa idosa vai além das agressões físicas:

    “A violência não é só física, é psicológica também. Essa caminhada é para alertar a população e, principalmente, os próprios idosos sobre seus direitos e a importância de se proteger e denunciar abusos”, afirmou Rosinha.

    Katma Aguiar: destaque à frente da pasta

    A secretária Katma Aguiar vem se destacando pelo seu desempenho à frente da Assistência Social, unindo sua experiência política à prática de ações integradas e humanizadas. A atuação dela vem fortalecendo o cuidado com os públicos mais vulneráveis, especialmente os idosos.

    “Estamos avançando em muitas frentes, mas é preciso continuar lutando por dignidade, respeito e políticas públicas efetivas para nossos idosos”, reforçou Katma.

    Apesar da intensa atuação, a Secretaria ainda enfrenta o desafio da divulgação de suas ações, que muitas vezes ficam restritas aos eventos presenciais e à comunidade local.

    Denúncias

    Casos de violência contra a pessoa idosa podem ser denunciados anonimamente pelo Disque 100, um canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos.

    Sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

    O 15 de junho foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, como forma de alertar o mundo sobre os diversos tipos de violência sofridos por pessoas idosas, sejam elas físicas, psicológicas, negligência, abandono ou exploração financeira.

    Deixe uma resposta