SERRANO (MA) – A Unidade Interligada de Serrano do Maranhão é resultado de Termo de Cooperação Técnica firmado entre o município de Serrano na gestão da prefeita Val Cunha em parceria com a Serventia Extrajudicial do 2o Ofício, sob a supervisão do juiz da Comarca de Cururupu, Vara Única que contempla o termo Serrano do Maranhão. A Corregedoria Geral de Justiça do Estado oficializou a instalação do cartório na última sexta(11).
A partir de agora todas as crianças nascidas em Serrano do Maranhão terão acesso ao primeiro documento ainda na maternidade, antes da alta hospitalar. A unidade Interligada de Registro Civil de Serrano foi instalada no Hospital Municipal Nerides Rodrigues anexo a Unidade Básica de Saúde Sede II na sede do município.
Durante a solenidade virtual, o corregedor Paulo Velten teceu agradecimentos a todos os envolvidos. “É nosso papel abrir um canal de diálogo com todos os atores que integram o sistema de Justiça. A população só tem a ganhar com a união dos poderes em projetos como esse.”, destacou.
Val Cunha, parabenizou o trabalho desenvolvido pela Corregeria Geral de Justiça do Estado. “A gestão municipal está comprometida em erradicar o subregistro em nosso município, vamos trabalhar promovendo ações para emissões de registros tardios por que conhecemos a importância desse documento para que todos tenham acesso as políticas públicas. Nossas famílias não precisaram mais se deslocar para outras cidades para ter acesso ao registro de nascimento, nossas crianças agora saíram da maternidade com a certidão em mãos’’. Destacou a prefeita de Serrano.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Paulo Veten, presidiu a solenidade virtual de instalação da Unidade Interligada de Registro Civil de de Serrano do Maranhão e mais cinco municípios do interior do estado. A Unidade Interligada de Registro Civil é um posto de remessa, recepção de dados e emissão de certidões de nascimento que funciona nas maternidades, conforme estabelece o Provimento 13 do Conselho Nacional de Justiça.
A solenidade realizada em plataforma virtual, teve a participação do corregedor-geral da Justiça; desembargador Paulo Velten, da Secretária Adjunta de Estado da Criança e do Adolescente; Lisandra leite, da Prefeita Val Cunha de Serrano do Maranhão, Auxiliar Geral da Corregedoria da Justiça e Supervisor do Núcleo de Registro Civil; Anderson Sobral, Coordenadora do Núcleo de Registro Civil da Corregedoria; Jackleine Caracas, Vara Única que contempla o termo Serrano do Maranhão; Juiz Azarias Cavalcante Alencar, do Presidente da Câmara Municipal de Serrano; Vereador Noir Reis, do Registrador da Serventia Extrajudicial do 2º Ofício de Cururupu, Luís Henrique Chaves, magistrados, secretários municipais e assessores dos municípios.